Itatiaia

Presidente da CBF comenta possibilidade da realização do Mundial de Clubes no Brasil

Samir Xaud e Gianni Infantino falaram nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília

Por e 
Gianni Infantino e Samir Xaud, em entrevista nesta segunda-feira (26), em Brasília
Itatiaia

Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que o Brasil pretende se candidatar para sediar o Mundial de Clubes da Fifa em 2029. No entanto, o dirigente negou que o tema tenha sido tratado na reunião entre Gianni Infantino, presidente da Fifa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta segunda-feira (26), em Brasília.

O presidente da República recebeu o mandatário da Fifa no Palácio do Planalto. Além de Lula, Infantino e Samir Xaud, o encontro contou com a presença do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, do ministro do Esporte, André Fufuca, e do treinador da seleção brasileira masculina, Carlo Ancelotti.

Mundial de Clubes de 2029

Além do Brasil, Espanha, Marrocos e Catar já manifestaram interesse em receber a competição. Até o momento, porém, nenhuma candidatura foi oficialmente protocolada junto à Fifa, e o processo segue em aberto.

A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes foi realizada nos Estados Unidos, em 2025, com o Chelsea ficando com o título. O Flamengo, campeão da Copa Libertadores, é o único clube brasileiro classificado até aqui.

PorIgor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.
PorRepórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.