A Major League Soccer anunciou, nesta quinta-feira (13), uma mudança histórica no formato de disputa da liga. O principal campeonato de futebol dos Estados Unidos mudará o calendário para se adequar ao calendário do futebol na Europa.
A partir da temporada 2027/2028, a temporada será disputada entre os meses de agusto a maio. Haverá uma pausa no mês de janeiro. Atualmente a temporada é disputada de fevereiro até dezembro.
“A MLS terá uma transição de fevereiro a maio de 2027, com uma temporada de 14 jogos classificatórios, playoffs e a MLS Cup. O resultado vai determinar os classificados para as Copas em 2027", pontuou a liga em comunicado.
“Alinhar nosso calendário com as principais ligas do mundo fortalecerá a competitividade global de nossos clubes, criará melhores oportunidades no mercado de transferências e garantirá que nossos playoffs continuem sendo o foco principal, sem interrupções. Isso marca o início de uma nova era para nossa liga e para o futebol na América do Norte”, disse o comissário da MLS, Don Garber.
A mudança, de acordo com a própria MLS, foi um processo discutido ao longo de dois anos. Os donos das franquias, associação de jogadores e patrocinadores opinaram.
A MLS colocou quatro benefícios diretos da mudança de calendário
- Otimização com a atividade global no mercado de transferências
- Maximizar as contratações para a disputa na temporada
- Alinhamento com o calendário FIFA para reduzir desfalques
- Disputa dos playoffs em condições climáticas ‘ideais’