O título de campeão argentino dado ao Rosario Central, time do astro Ángel Di María, está causando uma grande confusão no país. Isso porque muitos clubes e torcedores defendem que a conquista foi dada na “canetada”.
Em uma reunião marcada de última hora na sede da Associação Argentina de Futebol (AFA), que contou com Gonzalo Belloso, presidente do Rosario Central, definiu o Rosario Central como campeão da Liga Argentina de 2025. O clube ficou com o título por ter acumulado mais pontos no ano.
Além do mandatário do Rosario Central, também estiveram presentes na sede a vice-presidente Carolina Cristinziano, o técnico Ariel Holan e os jogadores Di María e Jorge Broun.
“Na reunião do Comitê Executivo da Liga Profissional, foi decidido por unanimidade estabelecer o título de “campeão da Liga” para a equipe que acumulou mais pontos na tabela geral. Por resolução do Comitê Executivo da LPF, ficou decidido que o Rosario Central seria coroado campeão da Liga na temporada de 2025", disse a AFA em comunicado.
Antes, o título de campeão argentino era dividido entre o Torneo Clausura e o Torneo Apertura. A surpresa desagradou grande parte dos torcedores de outros times, que manifestaram revolta com a decisão nas redes sociais e em protestos nas ruas.
“Nós e toda a família do Rosario Central estamos muito felizes porque tivemos duas temporadas espetaculares. Nunca deixamos nosso nível cair, e isso nos deu a oportunidade de conquistar este título. Dissemos isso na última rodada: nos sentimos campeões, porque somar tantos pontos não é fácil’, declarou Di María.
O Estudiantes chegou a fazer um protesto virando as costas para o time do Rosario durante cerimônia de honra ao vencedor no dia 23 de novembro. A AFA suspendeu os jogadores por dois jogos e também puniu o presidente do clube de La Plata, Juan Sebastian Verón, por seis meses.
O Rosario Central, por sua vez, atualizou o escudo incluindo mais uma estrela.
Final do Torneo Clausura
Racing e Estudiantes decidem o título do Torneo Clausura neste sábado (13), às 21h (de Brasília), no Estadio Unico Madre De Ciudades, no Santiago del Estero.
Em junho, modesto Platense levantou o Torneo Apertura pela primeira vez em 120 anos de história com vitória por 1 a 0 sobre o Huracán, em Santiago del Estero.