Entenda por que título dado ao Rosario Central de Di María causa revolta na Argentina

Clube garantiu troféu após reunião na sede da Associação Argentina de Futebol

Rosario Central conquistou troféu após reunião na Associação Argentina de Futebol

O título de campeão argentino dado ao Rosario Central, time do astro Ángel Di María, está causando uma grande confusão no país. Isso porque muitos clubes e torcedores defendem que a conquista foi dada na “canetada”.

Em uma reunião marcada de última hora na sede da Associação Argentina de Futebol (AFA), que contou com Gonzalo Belloso, presidente do Rosario Central, definiu o Rosario Central como campeão da Liga Argentina de 2025. O clube ficou com o título por ter acumulado mais pontos no ano.

Além do mandatário do Rosario Central, também estiveram presentes na sede a vice-presidente Carolina Cristinziano, o técnico Ariel Holan e os jogadores Di María e Jorge Broun.

“Na reunião do Comitê Executivo da Liga Profissional, foi decidido por unanimidade estabelecer o título de “campeão da Liga” para a equipe que acumulou mais pontos na tabela geral. Por resolução do Comitê Executivo da LPF, ficou decidido que o Rosario Central seria coroado campeão da Liga na temporada de 2025", disse a AFA em comunicado.

Antes, o título de campeão argentino era dividido entre o Torneo Clausura e o Torneo Apertura. A surpresa desagradou grande parte dos torcedores de outros times, que manifestaram revolta com a decisão nas redes sociais e em protestos nas ruas.

“Nós e toda a família do Rosario Central estamos muito felizes porque tivemos duas temporadas espetaculares. Nunca deixamos nosso nível cair, e isso nos deu a oportunidade de conquistar este título. Dissemos isso na última rodada: nos sentimos campeões, porque somar tantos pontos não é fácil’, declarou Di María.

O Estudiantes chegou a fazer um protesto virando as costas para o time do Rosario durante cerimônia de honra ao vencedor no dia 23 de novembro. A AFA suspendeu os jogadores por dois jogos e também puniu o presidente do clube de La Plata, Juan Sebastian Verón, por seis meses.

O Rosario Central, por sua vez, atualizou o escudo incluindo mais uma estrela.

Leia também

Final do Torneo Clausura

Racing e Estudiantes decidem o título do Torneo Clausura neste sábado (13), às 21h (de Brasília), no Estadio Unico Madre De Ciudades, no Santiago del Estero.

Em junho, modesto Platense levantou o Torneo Apertura pela primeira vez em 120 anos de história com vitória por 1 a 0 sobre o Huracán, em Santiago del Estero.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...