A Fifa divulgou, nesta quarta-feira (24), os nomes dos mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada em Estados Unidos, Canadá e México. Os personagens dos países anfitriões do torneio são Maple (Canadá), Zayu (México) e Clutch (Estados Unidos).
Maple foi apresentado como goleiro e dono da camisa 1. O nome do mascote faz referência à folha que é símbolo da bandeira canadense. Já Zayu é atacante e vestirá a camisa 9. Clutch, mascote dos Estados Unidos, por sua vez, será o camisa 10. O nome faz referência à expressão estadunidense utilizada para dizer que um jogador é decisivo e importante.
A aparência oficial dos mascotes ainda não foi divulgada. Entretanto, com base no vídeo produzido pela entidade, a silhueta de Maple assemelha-se à de um alce, animal tradicional do Canadá, enquanto Zayu lembra um felino, possivelmente um puma ou jaguar. A silhueta de Clutch, por sua vez, tem semelhanças com uma águia, animal símbolo dos Estados Unidos.
Copa do Mundo 2026
A Copa do Mundo de 2026 terá um novo formato. Tradicionalmente disputado por 32 seleções, o Mundial terá 48 equipes na próxima edição.
As seleções serão divididas em 12 grupos. Os dois primeiros colocados e os oitos melhores terceiros vão avançar para o mata-mata. Com isso, a competição terá uma fase a mais antes das oitavas de final.
Ao todo, serão realizadas 104 partidas em 38 dias de campeonato.
O jogo de abertura, em 11 de junho, será disputado no Estádio Azteca, na Cidade do México. Já a final, em 19 de julho, será no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Nova York, nos Estados Unidos.