Ouvindo...

Federação determina, e clube italiano perde licença para atuar em 2025/26

Ex-clube de Baggio e Guardiola, o Brescia ficará sem competições oficiais pela primeira vez em 114 anos de história

Escudo do Brescia, da Itália

Uma determinação da Federação Italiana de Futebol (FIGC) reconheceu, em comunicado nesta quinta-feira (3), a não concessão da Licença Nacional 2025/2026 ao Brescia, da Itália. Com isso, o clube perde o direito de atuar profissionalmente no próximo ano, quando disputaria a Terceira Divisão do futebol italiano.

O Brescia, portanto, ficará sem competições pela primeira vez desde que foi fundado, em 1911. Vale lembrar que, após a disputa da Série B italiana em 2024/25, o clube teve falência declarada pelo não pagamento de uma dívida de 3 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões).

Ainda de acordo com a nota divulgada pela FIGC nesta quinta-feira (3), a “resolução será submetida ao Conselho Federal para ratificação na primeira reunião disponível”.

Entre os motivos que fizeram com que o Brescia perdesse a licença estão o não pagamento da dívida citada acima, além da não quitação, também de uma dívida de 1,1 milhão de euros à liga italiana.

A decisão, se for ratificada, pode significar o fim da linha para o clube, que, agora, terá que recomeçar da Quarta Divisão, com outra razão social.

Brescia Calcio

Com 114 anos de história, o Brescia tem como principais títulos os quatro troféus da Série B do Campeonato Italiano, sendo o último em 2019. A melhor posição na elite nacional foi em 2000/01, quando terminou em 8º.

Nomes históricos do futebol já defenderam o Brescia, como Pep Guardiola, Roberto Baggio, Andrea Pirlo e Mario Balotelli, mas o elenco não é dos mais fortes já há alguns anos. A participação mais recente na Série A foi na temporada 2019/20, que terminou com rebaixamento na vice-lanterna.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.