Uma determinação da Federação Italiana de Futebol (FIGC) reconheceu, em comunicado nesta quinta-feira (3), a não concessão da Licença Nacional 2025/2026 ao Brescia, da Itália. Com isso, o clube perde o direito de atuar profissionalmente no próximo ano, quando disputaria a Terceira Divisão do futebol italiano.
O Brescia, portanto, ficará sem competições pela primeira vez desde que foi fundado, em 1911. Vale lembrar que, após a disputa da Série B italiana em 2024/25, o clube teve falência declarada pelo não pagamento de uma dívida de 3 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões).
Ainda de acordo com a nota divulgada pela FIGC nesta quinta-feira (3), a “resolução será submetida ao Conselho Federal para ratificação na primeira reunião disponível”.
Entre os motivos que fizeram com que o Brescia perdesse a licença estão o não pagamento da dívida citada acima, além da não quitação, também de uma dívida de 1,1 milhão de euros à liga italiana.
A decisão, se for ratificada, pode significar o fim da linha para o clube, que, agora, terá que recomeçar da Quarta Divisão, com outra razão social.
Brescia Calcio
Com 114 anos de história, o Brescia tem como principais títulos os quatro troféus da Série B do Campeonato Italiano, sendo o último em 2019. A melhor posição na elite nacional foi em 2000/01, quando terminou em 8º.
Nomes históricos do futebol já defenderam o Brescia, como Pep Guardiola, Roberto Baggio, Andrea Pirlo e Mario Balotelli, mas o elenco não é dos mais fortes já há alguns anos. A participação mais recente na