Ouvindo...

Ex-Cruzeiro, Rafael Cabral é herói em disputa de pênaltis nos Estados Unidos

Goleiro brasileiro do Real Salt Lake foi destaque na vitória da equipe da MLS sobre o América-MEX na Leagues Cup

Rafael Cabral foi o grande destaque na vitória do Real Salt Lake na Leagues Cup

O goleiro brasileiro Rafael Cabral foi o grande nome da vitória do Real Salt Lake sobre o América, do México, na estreia das equipes pela Leagues Cup 2025 nessa quarta-feira (30), no America First Field, em Sandy, Utah. Em noite inspirada, o ex- Cruzeiro brilhou nas penalidades e garantiu o triunfo do time norte-americano por 3 a 1 na disputa por pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

Aos 35 anos, Cabral segue sendo peça fundamental do Real Salt Lake na temporada. Capitão da equipe há 10 partidas, ele defendeu três das quatro cobranças de pênalti do rival mexicano, além de registrar oito defesas durante o tempo normal.

A atuação decisiva rendeu ao goleiro o prêmio de melhor em campo e consolidou sua condição de líder da equipe comandada por Pablo Mastroeni, que somou dois pontos no torneio com o triunfo nas penalidades.

“Eu nunca trabalhei com um jogador com a qualidade do Rafa. Ele tem sido a voz do vestiário, o líder, e aparece quando mais precisamos”, declarou o treinador após a partida.

Vitória com drama até o fim

O Real Salt Lake abriu o placar aos 16 minutos com Diego Luna, aproveitando rebote do goleiro adversário. O Club América empatou em bela cobrança de falta de Brian Rodríguez, aos 42. Mas antes do intervalo, Agada marcou de cabeça e devolveu a vantagem aos donos da casa: 2 a 1.

O jogo caminhava para a vitória norte-americana até os acréscimos do segundo tempo, quando Erick Sánchez acertou um chute forte de fora da área e deixou tudo igual aos 52 minutos da etapa final, levando a decisão para os pênaltis.

Protagonismo brasileiro nas penalidades

Na série de penalidades, Pablo Ruiz, Justen Glad e Brayan Vera converteram suas cobranças para o Real Salt Lake. Cabral defendeu os chutes de Henry Martín, Israel Reyes e José Raúl Zúñiga, garantindo os dois pontos na classificação da fase de grupos da Leagues Cup.

O goleiro Luis Malagón ainda defendeu uma cobrança de Braian Ojeda, mas não conseguiu impedir a derrota mexicana.

Com o resultado, o Real Salt Lake soma dois pontos e segue na briga pela classificação à próxima fase. Já o América, com um ponto, precisa vencer o Minnesota United na próxima rodada para manter chances de avançar.

Próximos jogos

As equipes voltam a campo no sábado, 2 de agosto. O Real Salt Lake enfrenta o Atlético de San Luis, também no America First Field, enquanto o América-MEX encara o Minnesota United, no Shell Energy Stadium.

Rafael Cabral, que atuou no Cruzeiro entre 2022 e 2024, vem sendo destaque na temporada da Major League Soccer (MLS). O brasileiro já acumula mais de 2.400 minutos em campo no ano e soma sete jogos sem sofrer gols, além disso, é o único jogador do RSL a atuar em todos os minutos de todas as partidas da equipe no ano.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports