Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Rafael Cabral publica carta emocionante antes de reencontro com ex-Cruzeiro nos EUA

Goleiro deixou time celeste em dezembro de 2024, após passagem de altos e baixos

Rafael Cabral, goleiro do Real Salt Lake

Rafael Cabral se reencontrará com seu ex-companheiro de Cruzeiro, Ramiro, neste sábado (9), no confronto entre FC Dallas e Real Salt Lake às 21h30 (horário de Brasília), no Toyota Stadium, em Frisco, no Texas. O jogo é válido pela 12ª rodada da Major League Soccer (MLS), liga norte-americana de futebol.

O goleiro publicou uma carta contando um pouco da sua história no site oficial do Real Salt Lake. Nela, o jogador conta sobre sua infância em Sorocaba, sua cidade natal, no interior de São Paulo. Ele destacou sua batalha contra o câncer e a perda da mãe na infância.

“Depois que ela faleceu, estudei e terminei o ensino médio, porque eu havia prometido a ela que continuaria estudando. Morei com ela apenas 13 anos, e foi muito difícil, mas ela me deu tudo que eu precisava para ser quem sou hoje”, escreveu.

Na sequência, Rafael Cabral contou que se mudou para Salvador para treinar no Bahia, onde ficou até os 16 anos. Depois, o goleiro foi para o Ituano, clube pelo qual ficou pouco tempo, e, então, integrou as categorias de base do Santos.

No Peixe, ele se formou e subiu para o profissional. Ao lado de Paulo Henrique Ganso e Neymar, Rafael Cabral participou de três anos marcantes na história do clube, conquistando:

  • Campeonato Paulista: 2010, 2011 e 2012
  • Copa do Brasil: 2010
  • Copa Libertadores da América: 2011
  • Recopa Sul-Americana: 2012

“Jogar para o Santos, para mim, era como um sonho. Jogar para o clube de Pelé era algo enorme para mim. O Santos mudou minha vida, meu sonho. Eles me deram oportunidades e me deram meu sonho.”, comentou Rafael Cabral.

O goleiro também fez três jogos com a Seleção Brasileira, atuando ao lado de grandes nomes da história do futebol, como Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

“Eu achei aquilo inacreditável, porque ser jogador profissional de futebol é difícil, mas representar o Brasil também é. Temos muitos jogadores excelentes. Meu pai deve ter chorado quando descobriu. Foi simplesmente incrível”, relatou.

Leia também

Rafael Cabral no Cruzeiro

A passagem de Rafael Cabral no Cruzeiro foi de alto e baixos. Ele chegou ao time mineiro em 2022 com a difícil missão de substituir Fábio, ídolo do clube.

O arqueiro participou da campanha de acesso à Série A, mas, na elite do futebol, passou por críticas da torcida até ser emprestado ao Grêmio em abril de 2024. Em dezembro do ano passado, ele deixou o Tricolor e foi dispensado pelo Cruzeiro.

Em janeiro, Rafael Cabral acertou com o Real Salt Lake. Pelo time norte-americano, o arqueiro tem 11 jogos na MLS e uma média de 1,5 gol sofrido por partida.

Ramiro jogou com Rafael Cabral no Cruzeiro de 2023 a 2024 e deixou o clube em dezembro do ano passado. No mesmo mês, ele foi anunciado pelo Dallas FC.

O Real Salt Lake é o 11º colocado da Conferência Oeste, com 12 pontos, enquanto o Dallas FC é o nono da Conferência Leste, com 15.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.