Ouvindo...

Fluminense tem início avassalador e vence o América de Cali pela Sul-Americana

Tricolor abre vantagem jogando na Colômbia e encaminha classificação no torneio para as quartas de final; cariocas jogam por empate no Rio de Janeiro

Canobbio marcou um dos gols da vitória do Fluminense

Com dois gols em menos de 15 minutos, o Fluminense venceu o América de Cali-COL, na noite desta terça-feira (12), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia, por 2 a 1, e abriu boa vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Com gols de Candelo, contra, e Canobbio, o Tricolor volta para o Rio de Janeiro com vantagem. No final, Barrios descontou. No Maracanã, na próxima terça-feira (19), às 21h30 (de Brasília), o Flu pode empatar que está classificado para as quartas de final. Derrota por um gol, o duelo vai para os pênaltis.

Leia também

Próximos jogos

O Fluminense volta suas atenções para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor joga no sábado (16), às 16h (de Brasília), diante do Fortaleza, no Maracanã, pela 20ª rodada.

O América de Cali volta a jogar somente no duelo diante do Fluminense no Rio de Janeiro, na próxima terça.

Gol contra bizarro

Com apenas sete minutos, o Fluminense abriu o marcador em um lance despretensioso. Samuel Xavier lançou a bola para a área e Candelo cabeceou, da meia-lua, contra o próprio patrimônio. Soto saiu para o outro lado e a bola entrou. O Flu abriu o marcador em um jogo ainda sem emoção nenhuma.

Gol importante que deu tranquilidade ao Tricolor para administrar a partida. Grande vantagem com menos de dez minutos de jogo.

Fluminense avassalador

O primeiro gol deu tranquilidade e o domínio da partida. A zaga do América de Cali estava perdida e vacilou novamente. O Fluminense, que não tem nada a ver com isso, não perdoou.

Canobbio aproveitou mais uma bobeira e acertou um lindo chute sem chances para Soto. Em 14 minutos uma vantagem fenomenal. Dois gols de vantagem fora de casa e tranquilidade no mata-mata até então.

Controle no segundo tempo

Com a vantagem no marcador, o Fluminense administrou a vantagem e não chegou a ser pressionado com grande perigo pelo América. A equipe colombiana correu atrás do resultado, mas o time brasileiro se defendeu bem.

Inclusive o Fluminense teve mais chances de ampliar do que os colombianos de diminuir ou sequer empatar. Com o resultado na mão o Tricolor teve atuação impecável e volta para o Brasil com uma vantagem gigante. Vaga na mão pelo sonho do título inédito.

No finalzinho do jogo, Barrios deixou o América vivo. Em jogada de Holgado, Freytes e Renê ficaram na saudade e viram o camisa 7 acertar um lindo chute no cantinho de Fábio. De qualquer forma, o Flu volta com gigantesca vantagem para o Brasil.

Estreia

Contratação mais badalada do Fluminense na temporada, Luciano Acosta entrou logo aos 20 minutos do segundo tempo e mostrou habilidade. O reforço mostrou talento nos mais de 30 minutos em campo e pode ser um uma peça importante para Renato na temporada. Deixou boa impressão.

América de Cali-COL 1x2 Fluminense

América de Cali-COL

Soto; Candelo (Garcés), Tovar, Pestaña e Mina; Carrascal, Escobar, Navarro (Castillo) e Barrios; Jan Lucumí (Bocanegra) e Luis Ramos (Holgado) Técnico: Gabriel Raimondi.

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Freytes e Renê; Martinelli (Bernal), Hércules (Thiago Santos) e Lima (Acosta); Canobbio (Guga), Serna e Everaldo (Cano). Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: Barrios (47 min 2ºT), do América de Cali;
Candelo, contra (7 min 1ºT), Canobbio (14 min 1ºT), do Fluminense
Cartão amarelo: Barrios (AME); Thiago Santos (FLU)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia
Data e hora: 12 de agosto (terça-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Carlos Poblete (CHI)
Arbitro de vídeo: Juan Lara (CHI)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.