Jornal inglês exalta Palmeiras e Flamengo antes de final: ‘Superpotências’

Equipes brasileiras definem o campeão da Libertadores neste sábado (29), em Lima, no Peru

Raphael Veiga, do Palmeiras, e Bruno Henrique, do Flamengo

A grande final da Copa Libertadores 2025 é neste sábado (29). Palmeiras e Flamengo se enfrentam no estádio Monumental de Lima, no Peru, em busca da Glória Eterna.

A disputa por quem será o único tetracampeão da Libertadores do Brasil está chamando atenção ao redor do mundo. O jornal The Guardian, da Inglaterra, destacou os finalistas nesta sexta-feira (28).

“Como Palmeiras e Flamengo se tornaram as superpotências do futebol sul-americano”, é o título da matéria de exaltação aos clubes brasileiros.

“Para surpresa de poucos e desespero de muitos, será Palmeiras ou Flamengo quem levantará o troféu da Copa Libertadores no sábado, no Estádio Monumental, em Lima. Com a final deste ano, um desses dois gigantes brasileiros terá conquistado cinco das últimas sete edições, uma sequência que evidencia como ambos os clubes se transformaram em super clubes sul-americanos, remodelando o cenário competitivo no processo”, escreveu o jornalista brasileiro Caio Carrieri já no primeiro parágrafo.

Jornal The Guardian exalta Palmeiras e Flamengo antes de final da Libertadores

Palmeiras

No lado Palmeirense, o jornal destacou o ataque formado por Flaco Lopes e Vitor Roque. O jornalista colocou a dupla como ‘pilar’ do time de Abel Ferreira.

“Os atacantes Vítor Roque e Flaco López se tornaram os pilares do Palmeiras na segunda metade da temporada. No início do ano, apenas um deles era titular, com Estêvão – então prestes a se transferir para o Chelsea – sendo a principal ameaça ofensiva da equipe antes de sua ida para Londres após o Mundial de Clubes. Desde a saída do jovem, Roque e López assumiram essa responsabilidade juntos, dando a Abel Ferreira um ataque muito mais direto e dinâmico”, escreveu.

Leia também

A matéria também exaltou o trabalho da diretoria e comissão técnica do Palmeiras, destacando o poder de mercado da base do Verdão.

“Isso se deve a um ciclo virtuoso em um clube que vive a era mais vitoriosa de sua história. Abel Ferreira, agora o técnico há mais tempo no comando de um clube brasileiro em três décadas, conquistou 10 troféus em cinco anos, incluindo dois títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro, duas Libertadores seguidas, entre elas a vitória sobre o Flamengo em Montevidéu em 2021, e uma Copa do Brasil”, escreveu.

“O sucesso trouxe consigo negociações comerciais mais robustas e, inevitavelmente, o interesse de clubes europeus. O Palmeiras também lucrou com a venda constante de jovens talentos da base – entre eles Estêvão para o Chelsea, Endrick para o Real Madrid, Vítor Reis para o Manchester City, Luís Guilherme para o West Ham, Danilo para o Nottingham Forest, Gabriel Verón para o Porto e Kevin, atualmente no Fulham, para o Shakhtar Donetsk – arrecadando até £194,6 milhões apenas com bônus dessas vendas”, disse ainda.

Flamengo

Pelo Flamengo, o jornalista destacou o trabalho do técnico Filipe Luis e a janela de transferências do Rubro-Negro neste ano.

“O Flamengo busca vingança no maior palco da América do Sul após vencer o Estudiantes nos pênaltis nas quartas de final e derrotar o Racing nas semifinais, com ambos os confrontos decididos fora do Rio. Filipe Luís, ex-lateral-esquerdo do Chelsea e do Atlético de Madrid, está em sua primeira temporada completa como técnico, tendo assumido o comando no meio do ano passado e levado o Rubro-Negro ao título da Copa do Brasil logo em seguida”, disse.

“Como titular do Flamengo, Filipe Luís conquistou a Libertadores em 2019 e 2022 e foi vice-campeão para o Palmeiras em 2021. Agora, ele lidera um elenco repleto de estrelas, moldado por uma década de gestão cada vez mais profissional, o que permitiu ao clube manter, por anos, o que é considerado o time mais forte do continente. O Flamengo finalmente está concretizando seu potencial comercial como o clube mais popular do Brasil: no ano passado, registrou receita recorde de 190 milhões de libras, com o Palmeiras logo atrás, com 180 milhões de libras”, repercutiu.

“O clube rubro-negro gastou quase £50 milhões em sete jogadores em 2025, incluindo a contratação de Samuel Lino, do Atlético de Madrid, por £20,5 milhões, que tornou o ponta de 25 anos a contratação mais cara da história do clube. A lista também inclui outro ex-jogador do Atleti, Saúl Ñíguez, além de nomes como Jorginho, Danilo e Emerson Royal, que já atuaram na Premier League”, completou.

Como destaque do time, o The Guardian apontou o meio-campista Giorgian de Arrascaeta.

“No entanto, apesar de todo o investimento, é um jogador que passou toda a sua carreira na América do Sul que se tornou a principal figura do Flamengo. Giorgian de Arrascaeta, o maestro do meio-campo uruguaio, já soma 23 gols e 17 assistências na temporada mais prolífica de sua carreira”, escreveu.

Final da Libertadores

Na reedição da final de 2021, em Montevidéu, Palmeiras e Flamengo se enfrentam na decisão da Copa Libertadores de 2025 com o mesmo objetivo: tornar-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão da América. A bola rola às 18h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real da partida.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...