Cruzeiro x Flamengo no Mineirão: PM detalha esquema de segurança em BH
Partida está marcada para 21h30 desta quarta-feira (12); operação começa à tarde e terá controle do trânsito e áreas específicas para as torcida

A Polícia Militar de Minas Gerais detalhou, nesta terça-feira (11), o esquema de segurança e trânsito preparado para o jogo entre Cruzeiro e Flamengo, marcado para as 21h30 desta quarta-feira (12), pela Copa Libertadores, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Por ser uma partida realizada em um dia útil a PM alerta para a possibilidade de congestionamentos nas proximidades do estádio e pede que os torcedores se programem para chegar com 3 horas de antecedência.
Além disso, a corporação lembra que o Mineirão utiliza sistema de reconhecimento facial para a entrada dos torcedores e eventuais problemas na leitura do sistema podem exigir tempo para serem solucionados antes do acesso.
Confira tudo que você precisa saber sobre:
- Trânsito
- Fiscalização após o jogo
- Segurança dos torcedores
- Torcida do Flamengo: onde entrar?
- Torcida do Cruzeiro: onde ficar?
Trânsito
- A Avenida Antônio Carlos terá operação especial. Três horas antes da partida, os semáforos da região serão colocados em modo intermitente.
- Agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal e BHTrans atuarão para organizar o fluxo de veículos.
- Mesmo com a operação, a PM prevê retenções no trânsito devido ao grande volume de veículos.
- A recomendação é planejar o deslocamento com antecedência e, sempre que possível, optar pelo transporte público ou aplicativos de mobilidade.
- A fiscalização de estacionamento irregular será reforçada, principalmente em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, portas de garagem e locais onde o estacionamento é proibido.
- Também haverá fiscalização de vendedores ambulantes instalados em locais irregulares, principalmente quando a ocupação prejudicar a circulação de veículos e pedestres.
Fiscalização após o jogo
A PM também vai reforçar a fiscalização no período de saída do estádio para reduzir a combinação de bebida alcoólica e direção. A corporação alerta que o cansaço e a emoção após a partida, somados ao consumo de álcool, aumentam o risco de acidentes.
A orientação é que os torcedores tenham paciência durante o escoamento, já que haverá grande concentração de veículos e pedestres.
Segurança dos torcedores
A PM orienta os torcedores a não deixarem objetos de valor expostos dentro dos veículos. Durante os deslocamentos a pé, a recomendação é evitar deixar celulares, correntes e outros objetos de valor visíveis.
O policiamento no entorno do Mineirão começa durante a tarde e será mantido antes, durante e depois da partida.
Torcida do Flamengo: onde entrar?
A torcida do Flamengo terá um acesso exclusivo pela Rua Chapir Ferreira, localizada atrás do Mineirinho.
No local será criado um bolsão de segurança para os torcedores visitantes antes da entrada no estádio.
- Como chegar: o acesso à Rua Chapir Ferreira deverá ser feito pela Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Orla da Lagoa da Pampulha.
Quem utilizar Uber, táxi ou outro transporte individual deve orientar o motorista a seguir pela Otacílio Negrão de Lima para chegar ao acesso destinado à torcida do Flamengo.
Depois de chegar ao bolsão, os torcedores serão orientados pela Polícia Militar sobre o trajeto até o portão visitante.
Torcida do Cruzeiro: onde ficar?
A torcida do Cruzeiro seguirá o esquema adotado nos últimos jogos.
- A Alameda das Palmeiras será fechada para a concentração dos torcedores.
- Haverá reforço de segurança nas proximidades do novo bar do Cruzeiro, na Avenida Abraão Caram.
- Torcedores que chegarem a pé pela Abraão Caram terão acesso a um corredor gradeado, separado do fluxo de veículos.
A estrutura foi criada para evitar que os pedestres precisem disputar espaço com os carros durante a chegada ao estádio.
A Polícia Militar reforça que o planejamento da chegada, o respeito às áreas destinadas a cada torcida e o cumprimento das orientações dos agentes são fundamentais para garantir a segurança durante a partida e no retorno dos torcedores para casa.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.


