Portugal x RD Congo: prováveis escalações para o jogo pela Copa do Mundo
Seleções se enfrentam nesta quarta-feira (17) no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos

Portugal e República Democrática do Congo se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo K da Copa do Mundo de 2026. Os técnicos Roberto Martínez e Sébastien Desabre preparam suas respectivas equipes para o duelo no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.
O confronto entre as seleções terá transmissão da Itatiaia e da Cazé TV.
Provável escalação de Portugal
Diogo Costa; João Cancelo, Tomás Araújo (Rúben Dias), Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva (Francisco Trincão) e Rafael Leão (Pedro Neto); Cristiano Ronaldo.
O zagueiro Rúben Dias segue treinando em separado do grupo por questões físicas e pode desfalcar a equipe.
O defensor do Manchester City foi titular nas vitórias nos amistosos com Chile e Nigéria, mas, desde a chegada da delegação portuguesa em Palm Beach, na Flórida (EUA), o jogador de 29 anos tem realizado trabalhos à parte.
Roberto Martínez ainda não definiu a dupla titular da zaga de Portugal para o primeiro compromisso no torneio de futebol mais importante do planeta. Tomás Araújo, do Benfica, e Gonçalo Inácio, do Sporting, são os favoritos. Renato Veiga, do Villarreal, é a outra alternativa para o setor.
Mais à frente, Bernardo Silva pode ser uma estrela a ficar no banco de reservas. O meio-campista que deixou o Manchester City e está a caminho do Real Madrid disputa posição com Francisco Trincão e Pedro Neto. Martínez gosta de jogar com dois pontas — Rafael Leão deve fazer a ponta esquerda.
Portugal está no Grupo K do Mundial e, além do RD Congo, vai enfrentar a Colômbia e o Uzbequistão.
Provável escalação do RD Congo
Mpazi Nzau; Wan-Bissaka, Mbemba, Tuanzebe, Kapuadi e Masuaku; Moutoussamy, Mukau e Kayembe; Yoane Wissa e Bakambu.
A tendência é que a equipe congolesa entre em campo com uma linha de três zagueiros, em movimento que deve deixar o time mais defensivo contra um dos favoritos ao título mundial.
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.






