O Catar venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1, na tarde desta terça-feira (14), no estádio Jassim bin Hamad Stadium, em Al Rayyan, no Catar, pelas Eliminatórias Asiáticas, e conquistou uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Os gols do time da casa foram marcados por Boualem Khoukhi e Pedro Miguel, enquanto Sultan Adil diminuiu para os emiradenses.
Está é a segunda vez que o Catar conquista uma vaga para disputar uma Copa do Mundo. A primeira participação do Catar em mundial foi em 2022, quando foi anfitrião do torneio.
O jogo
O Catar saiu na frente aos quatro minutos do segundo tempo. Akram Afif cruzou para a grande área e o capitão Boualem Khoukhi cabeceou no canto para balançar as redes.
O time da casa ampliou aos 29 minutos do segundo tempo. Akram Afif fez outro cruzamento certeiro para encontrar Pedro Miguel dentro da área, que cabeceou firme para balançar as redes.
O Catar ficou com um a menos em campo aos 44 minutos da etapa complementar. Tarek Salman fez uma entrada dura em Erik e recebeu vermelho direto.
Com vantagem numérica em campo, os Emirados Árabes pressionaram no ataque e conseguiram diminuir a diferença nos acréscimos da partida, com Sultan Adil, mas não conseguiram reverter o placar.
Formato das Eliminatórias Asiáticas
As Eliminatórias da AFC são divididas em cinco fases. A primeira etapa, que foi realizada em 2023, foi disputada pelas 20 seleções asiáticas com o pior ranking da Fifa. As equipes se enfrentaram em confrontos de ida e volta. Os 10 vencedores avançaram para a segunda fase.
Na segunda etapa, as 26 seleções melhores ranqueadas na Fifa se juntam aos remanescentes da primeira
Na terceira fase, os 18 remanescentes são divididos em três grupos de seis. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada chave garantem uma vaga direta na Copa do Mundo de 2026, enquanto as equipes que ficarem em terceiro e quarto lugar em cada grupo avançam para a etapa seguinte.
As seleções classificadas para a Copa do Mundo na terceira etapa das Eliminatórias da AFC foram: Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Japão e Austrália.
Ao todo, seis times disputam a quarta fase. Neste ano, as equipes vivas na competição são: Emirados Árabes Unidos, Catar, Iraque, Omã, Arábia Saudita e Indonésia.
As seleções são divididas em dois grupos e jogam entre si em partidas únicas. Os campeões de cada grupo conquistam uma vaga na Copa do Mundo, enquanto os vice-campeões dessa etapa se enfrentam em jogos de ida e volta por uma vaga na repescagem internacional.
Classificados para Copa do Mundo 2026
Até o momento, 28 seleções estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026. O próximo mundial será disputado por 48 equipes, ou seja, restam ainda 20 vagas.
Países-sede
- Estados Unidos
- México
- Canadá
Conmebol
- Argentina
- Brasil
- Equador
- Uruguai
- Colômbia
- Paraguai
Europa
- Inglaterra
Ásia
- Austrália
- Japão
- Jordânia
- República da Coreia
- Irã
- Uzbequistão
- Catar
- Arábia Saudita
África
- Marrocos
- Tunísia
- Egito
- Argélia
- Gana
- Cabo Verde
- África do Sul
- Senegal
- Costa do Marfim
Oceania
- Nova Zelândia
Divisão de vagas da Copa do Mundo
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff: 2 vagas