A seleção de Cabo Verde venceu o Essuatíni por 3 a 0, na tarde desta segunda-feira (13), no estádio Nacional de Cabo Verde, e garantiu a classificação inédita para a Copa do Mundo de 2026. Os gols foram marcados por Dailon Rocha, Semedo e Stopira.
A Seleção Cabo-verdiana fez história e finalizou sua participação nas Eliminatórias Africanas para Copa de 2026 na liderança do Grupo D, com 23 pontos - foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 10 jogos.
Em segundo lugar no grupo está a tradicional seleção de Camarões. A equipe soma 19 pontos e vai disputar a repescagem africana.
Os gols
Cabo Verde inaugurou o placar aos 3 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de Dailon Rocha, que finalizou para o gol.
Poucos minutos depois, Borges cabeceou a bola para a pequena área e Semedo apareceu sozinho para finalizar para o gol, marcando o segundo tento de Cabo Verde.
Nos acréscimos do jogo, Stopira aproveitou bate-rebate dentro da área e arrematou para o gol para marcar o terceiro de Cabo Verde e dar números finais à partida.
Classificados para Copa do Mundo 2026
Até o momento, 22 seleções estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026. O próximo mundial será disputado por 48 equipes, ou seja, restam ainda 26 vagas.
- Estados Unidos
- Canadá
- México
- Nova Zelândia
- Japão
- Irã
- Argentina
- Uzbequistão
- Coréia do Sul
- Jordânia
- Austrália
- Brasil
- Equador
- Colômbia
- Uruguai
- Paraguai
- Marrocos
- Tunísia
- Egito
- Argélia
- Gana
- Cabo Verde
Divisão de vagas da Copa do Mundo
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff: 2 vagas