Copa do Mundo: quantos jogadores do Flamengo já foram convocados para Mundiais?

Rubro-Negro foi cedeu muitos atletas à Seleção em Copas

Zico pela Seleção Brasileira

2026 é ano de Copa do Mundo. Com a iminência do início do torneio, aumentam-se as especulações quanto às convocações, bem como sobre quais serão os representantes de cada time nas Seleções que disputarão o torneio.

Nesta toada, você sabe dizer quantos jogadores do Flamengo disputaram a Copa do Mundo?

A Itatiaia responde: 42 jogadores que vestiam a camisa do Flamengo foram convocados para Copas do Mundo, a fim de defender as Seleções de Brasil, Chile, Equador, Peru, e Uruguai.

Em 17 das 22 Copas realizadas até hoje, o clube rubro-negro teve pelo menos um jogador convocado para o maior torneio de seleções do planeta.

Jogadores do Flamengo em Copas do Mundo

  • Copa do Mundo de 1930: Benevenuto, meia; Moderato, atacante; Araken Patusca, atacante.
  • Copa do Mundo de 1938: Walter, goleiro; Domingos da Guia, zagueiro; Leônidas da Silva, atacante.
  • Copa do Mundo de 1950: Juvenal, zagueiro; Bigode, meia.
  • Copa do Mundo de 1954: Dequinha, volante; Rubens, meia; Índio, atacante.
  • Copa do Mundo de 1958:Moacir, meia; Dida, atacante; Zagallo, atacante; Joel, atacante.
  • Copa do Mundo de 1966: Paulo Henrique, lateral-esquerdo; Silva Batuta, atacante.
  • Copa do Mundo de 1970: Brito, zagueiro.
  • Copa do Mundo de 1974: Renato, goleiro; Paulo Cézar Caju, meia-atacante.
  • Copa do Mundo de 1978: Toninho Baiano, lateral; Zico, meia.
  • Copa do Mundo de 1982: Leandro, lateral-direito; Júnior, lateral-esquerdo; Zico, meia.
  • Copa do Mundo de 1986: Sócrates, meia; Zico, meia.
  • Copa do Mundo de 1990: Zé Carlos, goleiro; Renato Gaúcho, atacante.
  • Copa do Mundo de 1994: Gilmar, goleiro.
  • Copa do Mundo de 1998: Júnior Baiano, zagueiro; Zé Roberto, meia.
  • Copa do Mundo de 2002: Juninho Paulista, meia.
  • Copa do Mundo de 2010: Kléberson, meia; Gonzalo Fierro, meia (Chile).
  • Copa do Mundo de 2014: Frickson Erazo, zagueiro (Equador).
  • Copa do Mundo de 2018:Miguel Trauco, lateral-esquerdo (Peru); Paolo Guerrero, atacante (Peru).
  • Copa do Mundo de 2022: Guillermo Varela, lateral-direito (Uruguai); Giorgian de Arrascaeta, meia (Uruguai); Everton Ribeiro, meia; Pedro, atacante.

História do Flamengo em Copas do Mundo

Copa do Mundo de 1930

A participação de jogadores do Flamengo em Copas começou já na primeira edição do torneio, em 1930.

Àquela altura, apenas jogadores de clubes cariocas e paulistas compunham a Seleção Brasileira. Com isso, o meia Benevenuto e os atacantes Araken Patusca e Moderato foram convocados pelo Brasil no Uruguai.

Moderato fez dois gols na competição e tornou-se o primeiro jogador do Flamengo a balançar as redes em uma Copa do Mundo.

Copa do Mundo de 1938

Oito anos depois, na França, o Flamengo também teve três representantes: o goleiro Walter, o zagueiro Domingos da Guia e o atacante Leônidas da Silva.

Leônidas, o Diamante Negro, fez sete gols em cinco jogos naquela Copa e foi o artilheiro do certame.

Copa do Mundo de 1950

Em 1950, na primeira vez em que o Brasil sediou uma Copa, o Rubro-Negro cedeu à Seleção o zagueiro Juvenal e o meio-campista Bigode.

Ambos os flamenguistas fizeram parte da campanha que culminou no vice-campeonato, o famoso Maracanazo.

Copa do Mundo de 1954

Em 1954, três flamenguistas estiveram presentes entre os convocados do Brasil, quais sejam, o volante Dequinha, o meia Rubens e o atacante Índio.

Copa do Mundo de 1958

Quatro anos depois, em 1958, o Flamengo teve o meia Moacir e os atacantes Dida, Joel e Zagallo, na campanha que levou o Brasil ao primeiro título mundial, na Suécia.

Copa do Mundo de 1966

Se em 1962 o Flamengo não teve representantes, em 1966 o clube carioca voltou a fornecer atletas para a Seleção: o lateral-esquerdo Paulo Henrique e o atacante Silva Batuta representaram o Flamengo na Inglaterra.

Copa do Mundo de 1970

Na campanha do tricampeonato mundial do Brasil, o Rubro-Negro teve somente um representante no torneio: o zagueiro Brito, que formou dupla de zaga com Wilson Piazza (do Cruzeiro) e foi um dos pilares da conquista brasileira, no México.

Seleção Brasileira tricampeã do mundo contou com Brito como titular

Copa do Mundo de 1974

No ano de 1974, o goleiro Renato e o meia-atacante Paulo Cézar Caju, que eram jogadores do Flamengo, vestiram a amarelinha.

Copa do Mundo 1978

Em 1978, na Argentina, o lateral-direito Toninho Baiano e o meia Zico representaram o Flamengo no Mundial.

Foi a primeira Copa do “Galinho de Quintino”, ídolo Rubro-Negro, que viria a defender o Brasil em mais dois Mundiais (1982 e 1986).

Copa do Mundo 1982

Em 1982, o Flamengo vivia o início de uma década dourada. Nos anos 1980, o clube venceu quatro Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987), uma Copa Libertadores (em 1981) e um Mundial Interclubes (1981).

O bom desempenho do clube na década fez com que o Rubro-Negro tivesse três convocações de ídolos do clube: os laterais Leandro e Júnior; e o craque Zico, que fez quatro gols em cinco jogos no torneio.

Aquela Seleção, que para muitos foi a mais encantadora da história, acabou sendo eliminada pela Itália, nas quartas de final, após derrota por 3 a 2.

Copa do Mundo 1986

Em 1986, no México, o meia Sócrates e Zico, em sua terceira participação em Copas, representaram o Flamengo no Mundial.

A equipe carioca poderia ter sido representada também pelo lateral-direito Leandro, mas o jogador foi cortado da lista de convocados, após se envolver em um episódio de indisciplina concentração da Seleção, na Toca da Raposa I, juntamente com o atacante Renato Gaúcho, que naquele ano jogava no Grêmio, e também foi retirado da lista.

Copa do Mundo 1990

Em 1990, na Itália, o goleiro Zé Carlos e o atacante Renato Gaúcho foram à Copa enquanto eram jogadores vinculados ao Flamengo.

Copa do Mundo 1994

No ano do tetracampeonato mundial do Brasil, o goleiro Gilmar, terceiro goleiro da Seleção àquela altura (Taffarel e Zetti eram as outras opções), fez parte do elenco brasileiro que saiu vitorioso dos Estados Unidos.

Copa do Mundo 1998

Em 1998, na França, o zagueiro Júnior Baiano e o meia Zé Roberto foram convocados pela Seleção e eram atletas flamenguistas durante a campanha brasileira rumo ao vice-campeonato, contra a França.

Final da Copa do Mundo de 1998 entre França e Brasil teve Junior Baiano como representante flamenguista

Copa do Mundo 2002

No ano de 2002, o Flamengo teve representante único na Copa: o meia Juninho Paulista, que teve boas participações no pentacampeonato da Seleção Brasileira.

Copa do Mundo 2010

Em 2010, na África do Sul, pela primeira vez o Flamengo teve convocado para a Copa um atleta estrangeiro: o meia Gonzalo Fierro, que representou o Chile naquela Copa.

Para além dele, o meia Kleberson, que oito anos antes fez parte do elenco pentacampeão, também participou do Mundial, tendo sido convocado pelo técnico Dunga para compor o elenco brasileiro.

Copa do Mundo 2014

Na Copa de 2014, o clube carioca voltou a ter representante único na Copa: o zagueiro Frickson Erazo, que foi convocado pela Seleção do Equador.

Copa do Mundo 2018

No Mundial da Rússia, o Flamengo teve dois convocados, ambos pela Seleção Peruana: o lateral-esquerdo Miguel Trauco e o atacante Paolo Guerrero, que é o maior artilheiro da história do selecionado peruano, com 39 gols.

Guerrero jogou a Copa de 2018 como atleta do Flamengo

Copa do Mundo 2022

Em 2022, o Flamengo forneceu o maior número de jogadores para a Copa do Mundo: quatro atletas, assim como em 1958.

Na ocasião, Guillermo Varela, lateral-direito (Uruguai); Giorgian de Arrascaeta, meia (Uruguai); Everton Ribeiro, meia; Pedro, atacante.

Campeões mundiais pelo Flamengo

Entre os 42 convocados para a Copa do Mundo que jogavam pelo Flamengo, sete tiveram a honra de conquistar o Mundial.

Em 1958, o meia Moacir e os atacantes Dida, Zagallo e Joel ajudaram o Brasil a levantar o primeiro troféu da Copa do Mundo.

Em 1970, o zagueiro Brito fez parte do elenco tricampeão mundial pelo Brasil

Em 1994, o goleiro Gilmar compôs a equipe tetracampeão mundial pelo Brasil.

Em 2002, o meia Juninho Paulista participou da campanha do pentacampeonato da Seleção Brasileira.

Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...