Copa do Mundo de 2026: saiba como funciona a repescagem mundo

A pouco menos de cinco meses para a Copa do Mundo, ainda não estão definidas todas as seleções que participarão do torneio

Seleção Boliviana vai disputar a repescagem em busca de vaga na Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2026 será um marco na história do futebol. Pela primeira vez, o torneio contará com 48 seleções e será disputado em três países-sede simultaneamente: Estados Unidos, México e Canadá. A ampliação do formato abriu mais oportunidades de classificação ao redor do mundo, mas manteve a repescagem mundial como etapa decisiva para definir as últimas vagas no Mundial.

Mesmo com a maioria das seleções já garantida após as Eliminatórias, ainda restam duas vagas em disputa por meio de um mini-torneio intercontinental, que será realizado em março de 2026.

A repescagem mundial reunirá seis seleções de diferentes confederações que não conseguiram a classificação direta. Estão confirmadas na disputa:

  • República Democrática do Congo - África
  • Bolívia - América do Sul
  • Jamaica - Concacaf
  • Suriname - Concacaf
  • Iraque - Ásia
  • Nova Caledônia - Oceania

Essas equipes disputarão, em confrontos diretos e eliminatórios, as duas últimas vagas para a Copa do Mundo de 2026, em jogos realizados nos próprios países-sede do torneio.

Leia também

Regulamento

O formato da repescagem mundial será o de um mini-torneio eliminatório, com partidas programadas entre os dias 23 e 31 de março de 2026. As seis seleções serão divididas em dois caminhos distintos.

As duas equipes mais bem colocadas no ranking da Fifa entre as participantes avançam diretamente para a fase final dos playoffs, enquanto as outras quatro disputam confrontos de semifinal. Os vencedores dessas partidas se enfrentam nas finais de cada caminho, e apenas os campeões garantem vaga no Mundial.

Nos confrontos já previstos, a Nova Caledônia enfrentará a Jamaica em uma das semifinais, enquanto a Bolívia terá pela frente o Suriname na outra.

Os vencedores desses duelos avançam para as finais, onde terão como adversários, respectivamente, a República Democrática do Congo e o Iraque, que aguardam diretamente essa fase decisiva.

Grupos da Copa do Mundo de 2026

O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 foi realizado em 5 de dezembro de 2025, antes mesmo da definição das seleções classificadas pela repescagem.

Por isso, tanto as vagas da repescagem mundial quanto as da repescagem europeia foram incluídas no sorteio como posições provisórias, identificadas como vencedores de playoff.

No caso da repescagem mundial, o vencedor do segundo caminho irá integrar o Grupo I, ao lado de França, Senegal e Noruega, enquanto o campeão do primeiro caminho cairá no Grupo K, que já conta com Portugal, Uzbequistão e Colômbia.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...