A Copa do Mundo será disputada entre os dias 9 de junho e 19 de julho. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 estádios espalhados pelos três países receberão a competição. Abaixo, a Itatiaia detalha um deles.
Estádio BBVA
O estádio BBVA, oficialmente um dos palcos do Copa do Mundo de 2026, é uma das arenas mais modernas do México. Localizado no município de Guadalupe, na região metropolitana de Monterrey, em Nuevo León, no México, o estádio foi projetado para combinar arquitetura de ponta com conforto para o público.
Inaugurado em 2 de agosto de 2015, o estádio BBVA - apelidado de “El Gigante de Acero” - substituiu o histórico estádio Tecnológico como casa do CF Monterrey, clube tradicional da Liga MX. Com capacidade oficial atual de aproximadamente 53 500 torcedores, o estádio se destaca por sua estrutura moderna.
Ao longo de sua breve história, o Estádio BBVA já sediou jogos decisivos da Liga MX, finais de Copa MX e partidas da Concacaf Champions League, além de eventos culturais e shows de artistas internacionais que transformaram o local em um centro de entretenimento consolidado na região. O estádio também foi palco de jogos do Concacaf W Championship de 2022, incluindo confrontos importantes na competição continental feminina.
‘Mudança’ de nome
Segundo as diretrizes da Fifa para eventos oficiais, o nome comercial do estádio será neutralizado durante a Copa do Mundo de 2026. Nas comunicações e materiais oficiais do torneio, a arena será referida como “Estadio Monterrey”, garantindo a neutralidade em relação a patrocinadores e seguindo a política da entidade de evitar nomes com direitos comerciais durante a competição.
Jogos da Copa do Mundo de 2026
No calendário da Copa do Mundo de 2026, o Estadio Monterrey está escalado para sediar quatro partidas ao todo - três confrontos da fase de grupos e um jogo de 32 avos de final. As disputas no estádio começam em 14 de junho de 2026, com um duelo envolvendo seleções do Grupo F. A programação de jogos inclui também o embate entre Tunísia e Japão, em 20 de junho, e o confronto África do Sul x Coreia do Sul, em 24 de junho, todos válidos pela fase inicial do torneio.
O estádio fechará sua participação com um emocionante jogo da fase eliminatória em 29 de junho, quando o primeiro colocado do Grupo F enfrentará o segundo colocado do Grupo C no mata-mata.