A Copa do Mundo será disputada entre os dias 9 de junho e 19 de julho. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 estádios espalhados pelos três países receberão a competição. Abaixo, a Itatiaia detalha um deles.
BMO Field
O BMO Field, localizado em Toronto, Ontário, Canadá, é um dos palcos mais marcantes da Copa do Mundo de 2026. Inaugurado em 28 de abril de 2007, o estádio foi o primeiro no país projetado especificamente para o futebol e tornou-se rapidamente um símbolo do esporte no país.
Com capacidade original de 20 mil lugares, o BMO Field passou por expansões ao longo dos anos para atender às demandas de grandes jogos e eventos. Para a Copa do Mundo de 2026, o estádio está sendo ampliado para cerca de 45 736 espectadores, com arquibancadas temporárias adicionadas às extremidades norte e sul, garantindo que atenda aos requisitos da Fifa.
Situado na Exhibition Place, próximo ao lago Ontário, o BMO Field é a casa do Toronto FC, clube que representa o Canadá na Major League Soccer (MLS), e também recebe partidas de futebol canadense e eventos esportivos diversos. Ao longo de sua história, o estádio já sediou jogos importantes como finais da MLS Cup, confrontos da CONCACAF Gold Cup e torneios internacionais nas categorias de base da FIFA, como a Copa do Mundo Sub-20 de 2007 e a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2014, cimentando sua reputação como um centro de futebol de destaque no país.
‘Mudança’ de nome
Em conformidade com as regras da Fifa para competições oficiais, o nome comercial do estádio será suspenso durante a Copa do Mundo de 2026. Assim, a arena será oficialmente referida como “Toronto Stadium” nos materiais oficiais e transmissões da entidade, garantindo neutralidade em relação aos patrocinadores, como acontecerá em todas as sedes que possuem acordos de naming rights.
Jogos da Copa do Mundo de 2026
No calendário do Mundial de 2026, o Toronto Stadium terá papel de destaque entre os estádios canadenses, recebendo um total de seis partidas, das quais cinco são jogos da fase de grupos e uma corresponde a um confronto da fase de 32-avos de final. Entre os jogos da fase de grupos estão confrontos que prometem grande emoção e envolvimento local, incluindo a estreia da seleção do Canadá no torneio em 12 de junho de 2026, quando os donos da casa enfrentarão o vencedor do Caminho A dos playoffs da UEFA.
Outros jogos programados para o estádio incluem Gana x Panamá, em 17 de junho, Alemanha x Costa do Marfim, em 20 de junho, Panamá x Croácia, em 23 de junho, e o confronto Senegal x adversário a definir, em 26 de junho. Após a fase inicial, o estádio sediará também um jogo da etapa de 32-avos de final em 2 de julho de 2026, consolidando sua importância ao longo de toda a competição.