Copa do Mundo 2026: como chega a Bósnia e Herzegovina para o Mundial
Seleção Bósnia está no Grupo B, ao lado de Canadá, Catar e Suíça

De volta ao Mundial após 12 anos, a Bósnia e Herzegovina se prepara para disputar apenas sua segunda Copa do Mundo como país independente. Ao longo do atual ciclo, a seleção viveu momentos de instabilidade antes de confirmar a classificação para o torneio.
A Bósnia iniciou o ciclo sob o comando de Faruk Hadžibegić, mas o treinador acabou demitido após apenas quatro meses no cargo, em razão dos resultados negativos nas Eliminatórias da Eurocopa. O interino Meho Kodro assumiu a equipe temporariamente até a chegada de Savo Milošević, contratado em setembro de 2023.
Apesar da mudança no comando técnico, a seleção não conseguiu reagir e terminou as Eliminatórias da Eurocopa na penúltima colocação do grupo, ficando fora do torneio continental. Diante da sequência de resultados ruins, Milošević deixou o cargo em abril de 2024.
Na sequência, Sergej Barbarez assumiu o comando da equipe e iniciou o processo de reconstrução da seleção. O começo de trabalho não foi animador: a Bósnia fez campanha ruim na Liga das Nações e acabou rebaixada para a Liga B. Apesar disso, a equipe reagiu nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo e surpreendeu ao terminar na segunda colocação do Grupo H, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
A classificação foi confirmada na repescagem continental, quando a Bósnia seguiu fazendo história ao eliminar País de Gales e Itália, garantindo vaga na Copa do Mundo de 2026.
Estrela da Bósnia
O grande destaque da equipe é Edin Džeko. O atacante de 40 anos é capitão da equipe, artilheiro histórico da seleção e maior goleador do time no atual ciclo do Mundial, com nove gols marcados entre 2023 e 2026.
Tabela de jogos
- Canadá x Bósnia e Herzegovina - 12 de junho (sexta) - 16h - Toronto, no Canadá
- Suíça x Bósnia e Herzegovina - 18 de junho (quinta) - 16h - Los Angeles, nos Estados Unidos
- Bósnia e Herzegovina x Catar - 24 de junho (quarta) - 16h - Seattle, nos Estados Unidos
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
