Belo Horizonte
Itatiaia

Gustavo Gómez, do Palmeiras, lidera ranking mundial após classificação do Paraguai

Zagueiro assumiu liderança de estatística entre jogadores que disputam a Copa do Mundo de 2026

Por
Gustavo Gómez comemora classificação do Paraguai sobre a Alemanha na Copa do Mundo
Gustavo Gómez comemora classificação do Paraguai sobre a Alemanha na Copa do Mundo • Reprodução/X Fifa

Zagueiro do Palmeiras, Gustavo Gómez assumiu liderança de minutos jogados nos últimos 365 dias em comparação com todos os outros atletas que disputam a Copa do Mundo de 2026.

O defensor subiu no ranking após a heroica classificação do Paraguai às oitavas de final do Mundial, no último domingo (29). A seleção sul-americana empatou em 1 a 1 com a Alemanha no tempo regulamentar e na prorrogação, avançando nas penalidades.

Gustavo Gómez, que converteu o pênalti que cobrou, agora soma 6.320 minutos jogados no último ano, segundo dados do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES Football Observatory).

O zagueiro está acima de Alan Franco (6.227 minutos), do Atlético e da seleção equatoriana, e Virgil Van Dijk (6.143 minutos), do Liverpool e da seleção holandesa.

O top-10 ainda é composto pela maioria de jogadores que atuam na Europa, com a exceção de Léo Pereira, do Flamengo. O zagueiro, que atua no futebol brasileiro e está no elenco do Brasil na Copa do Mundo, é o quinto colocado com 5.493 minutos. Vinícius Júnior é outro brasileiro na lista.

Jogadores com mais minutos entre os convocados da Copa do Mundo

  1. Gustavo Gómez (Palmeiras): 6320 minutos
  2. Alan Franco (Atlético): 6227 minutos
  3. Virgil van Dijk (Liverpool): 6143 minutos
  4. Brandon Mechele (Club Brugge): 5552 minutos
  5. Léo Pereira (Flamengo): minutos
  6. Hans Vanaken (Club Brugge): 5483 minutos
  7. Gregor Kobel (Borussia Dortmund): 5400 minutos
  8. Vinícius Júnior (Real Madrid): 5377 minutos
  9. Diogo Costa (Porto): 5248 minutos
  10. Gustaf Lagerbielke (Braga): 5240 minutos

*Nos últimos 365 dias

Por

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais