Itatiaia

Conmebol confirma adoção de novas regras na Libertadores e na Sul-Americana

Confederação continental confirmou alterações em comunicado divulgado nesta terça-feira (1º)

Por
Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai • Divulgação/Conmebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nesta terça-feira (1º) a adoção de novas regras para as disputas da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores. A Confederação continental vai adotar as medidas da International Football Association Board (IFAB). A principal mudança será para tentar evitar que os goleiros demorem a repor a bola em jogo.

"A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários", diz o texto.

A Conmebol ainda deixa explícito que o árbitro precisa indicar o começo da contagem para que todos em campo estejam cientes. A recomendação passou a ser utilizada no Brasileirão em 2025.

Outras recomendações

Início e Reinício do Jogo – Bola ao chão

Se a bola estiver fora da área de grande penalidade quando o jogo for interrompido, o árbitro deverá conceder uma bola ao chão a um jogador da equipe que tem a posse da bola ou a ganhou, desde que o árbitro possa assim determinar; Caso contrário, ele deixará a bola cair para um jogador do time que a tocou por último. A bola deve tocar o chão no local onde estava quando o jogo foi interrompido.

Bola em jogo

Se um membro da comissão técnica, um jogador temporariamente fora do campo de jogo, um substituto, um jogador substituído ou expulso tocar em uma bola que esteja claramente prestes a sair de campo, o árbitro concederá um tiro livre indireto, sem sanção disciplinar, se não houver intenção de interferir de forma ilegal.

Diretrizes práticas para os membros da equipe de arbitragem

Em competições que utilizam o sistema VAR, é recomendado que o árbitro assistente esteja posicionado na marca do pênalti, que é a linha de impedimento, quando um pênalti for cobrado, pois o VAR pode revisar decisões sobre ultrapassagens e gols duvidosos.

Outras questões

Além do teste em que os árbitros usam minicâmeras para impedir condutas antidesportivas dos participantes, a FIFA recebeu aprovação para testar o uso dessas câmeras em grandes competições para desenvolver critérios de qualidade e segurança antes de sua possível expansão para incluir transmissões ao vivo.

A FIFA informou sobre o futuro do sistema de revisão de vídeo, atualizações sobre a tecnologia semiautomática de detecção de impedimento e a campanha "Suspeite e Proteja" para aumentar a conscientização sobre concussões.

Libertadores e Sul-Americana

Principais torneios entre clubes da América do Sul, a Libertadores e a Copa Sul-Americana começam nesta terça-feira (1º) a fase de grupos.

Jogos Sul-Americana

  • Unión Santa Fe-ARG x Cruzeiro - 19h - Sul-Americana
  • Boston River-URU x Guaraní-PAR - 19h - Sul-Americana
  • Nacional Potosí-BOL x Independiente-ARG - 19h
  • Deportes Iquique-CHI x Caracas-VEN - 19h - Sul-Americana
  • Cienciano-PER x Atlético - 21h30 - Sul-Americana
  • Once Caldas-COL x Fluminense - 21h30 - Sul-Americana

Jogos Libertadores

  • Carabobo-VEN x Estudiantes-ARG - 19h - Libertadores
  • Cerro Porteño-PAR x Bolívar-BOL - 19h - Libertadores
  • Atlético Bucaramanga-COL x Colo-Colo-CHI - 21h30 - Libertadores
  • Fortaleza x Racing-ARG - 21h30 - Libertadores
  • Barcelona-EQU x Independiente del Valle-EQU - 23h - Libertadores
  • Alianza Lima-PER x Libertad-PAR - 23h - Libertadores
Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte