A Inglaterra sofreu, mas derrotou a Suécia nos pênaltis, nesta quinta-feira (17), eliminou as adversárias e se classificou para a semifinal da Eurocopa Feminina. No tempo normal, a partida terminou empatada em 2 a 2. Nos pênaltis, vantagem para as inglesas por 3 a 2.
As suecas abriram 2 a 0 no placar com 25 minutos de jogo. Kosovare Asllani, aos dois minutos, e Stina Blackstenius aos 25, construíram a vantagem das suecas. A reação inglesa ocorreu na reta final do confronto. Lucy Bronze (34 minutos) e Michelle Agyemang (36 minutos) empataram a partida.
Sem definição na prorrogação, o duelo seguiu para as cobranças de pênaltis. A goleira Hannah Hampton pegou duas cobranças e carimbou a classificação da Inglaterra para próxima fase da competição. O placar das penalidades acabou em 3 a 2, totalizando nove erros ao todo.
Com a classificação, a Inglaterra enfrentará a Itália na semifinal, de olho em um lugar na decisão da Euro. A partida acontecerá na próxima terça-feira (22), às 16h (de Brasília), no Estádio de Genebra, na Suíça.
No outro lado da chave a Espanha enfrentará a Suíça, enquanto a França mede forças com a Alemanha. As vencedoras se enfrentam na semifinal marcada para a próxima quarta-feira (23), às 16h.
Goleira heroína tem problema na visão
Hannah Hampton, goleira da Inglaterra, foi um dos destaques da classificação. A arqueira, além de defender duas cobranças na disputa de pênaltis, fez boas intervenções ao longo da partida.
A curiosidade é que Hanna nasceu com estrabismo. A deficiência visual atrapalha a percepção de profundidade da goleira. Ela revelou como ‘superou’ a condição.
“Eu não deveria jogar e não tinha permissão para fazer certos trabalhos. Sempre foi minha paixão praticar esportes e era meu sonho”, disse à BBC.
“Sempre disse à geração mais jovem que, se você não pode seguir seus próprios sonhos, o que você vai fazer na vida? Você tem que seguir seus sonhos e, sentada aqui agora, posso dizer que fiz isso”, completou.