O Corinthians feminino estreia na temporada 2026 nesta quarta-feira (28), diante do Gotham FC, dos Estados Unidos, pela semifinal da Copa das Campeãs, a Copa Intercontinental Feminina.
Maior campeão sul-americano de futebol feminino, com seis títulos de Libertadores além de sete taças do Campeonato Brasileiro, o Timão vai para seu primeiro desafio a nível mundial.
A Copa das Campeãs é o primeiro torneio intercontinental da Fifa focado no futebol de mulheres. A lateral corintiana Tamires revelou a importância do campeonato para o time alvinegro.
“Ao longo desses anos, a gente veio sonhando com um torneio intercontinental que nos motivou todos os dias. Agora vai acontecer. A gente está muito feliz. O Corinthians, mais uma vez, vai poder mostrar sua capacidade. A gente já se tornou referência na América do Sul, agora quer ser referência mundial”, disse a jogadora em entrevista à Fifa.
Como chega o Gotham
O clube dos Estados Unidos conquistou a vaga na competição mundial após vencer a Concacaf Champions. A equipe de Nova York também foi campeã da National Women’s Soccer League (NWSL) na última temporada após bater o Washington Spirit na decisão.
O treinador Juan Carlos Amoros, do Gotham, avaliou o time corintiano e definiu a equipe como “fantástica”.
“Elas são uma equipe fantástica, não só agora, mas historicamente, sendo obviamente a melhor equipe da América do Sul há muito tempo. Acho que elas têm essa mentalidade vencedora, aliada ao brilho individual, além de jogadoras mais experientes e jovens talentos surgindo. Temos jogadoras brasileiras no nosso elenco e sabemos que o Brasil é um país muito especial, muito competitivo, mas que também joga com estilo. Vai ser um desafio muito difícil e espero que seja um grande jogo”, declarou em entrevista à Fifa.
Copa das Campeãs
A Copa das Campeãs reune os seis clubes campeões continentais de 2024/2025. As equipes que se classificaram para o torneio são: Arsenal (campeão da Champions League), Gotham-EUA (Campeão da Concacaf), Wuhan Jiangda-CHN (campeão da AFC), Auckland United-NZL (campeão da OFC), Corinthians (campeão da Conmebol) e ASFAR-MAR (campeão da CAF).
A primeira fase foi disputada em outubro e terminou com vitória do Wuhan Jiangda contra o Auckland United. Já a segunda etapa foi realizada em dezembro e terminou com triunfo do ASFAR sobre o Wuhan Jiangda.
As semifinais e final do torneio serão realizadas entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em Londres, na Inglaterra.
Representante sul-americano, o Corinthians vai enfrentar o Gothan na semifinal, enquanto o Arsenal vai encarar o ASFAR. A finalíssima será no dia 1ª de fevereiro, no Emirates Stadium, em Londres.