Kervin “Tuti” Andrade fez o segundo gol da vitória de 2 a 0 do Fortaleza sobre o Horizonte, no sábado (20), na Arena Castelão, pela estreia do Campeonato Cearense. E o jovem de 18 anos não escondeu a emoção: quando corria para comemorar, já se preparando para receber abraços dos companheiros, Tuti chorava.
Tuti é o apelido de Kervin de quando iniciou a carreira na Venezuela, país onde nasceu. Gosta de ser chamado assim. Ele chegou ao Fortaleza em julho de 2023 e, tímido no início, ganhou o posto de titular da equipe que disputou a Taça Fares Lopes, torneio organizado pela Federação Cearense no segundo semestre para dar calendário aos times menores do Estado. O Fortaleza disputou com um time de garotos.
Quando foi contratado, noticiou-se à época que seria volante, o que no Brasil significa um meio-campista defensivo. Mas Tuti não é volante. A confusão se deu porque no espanhol volante se refere a meias ofensivos, função que fazia no Deportivo La Guaíra e nas seleções de base da Venezuela.
No Fortaleza, ele foi adiantado e hoje é polivalente: pode jogar, além de meia, nas duas pontas e até (veja só) como um segundo volante, característica que o levou a titularidade em algumas partidas no Cearense Sub-20 de 2023. Na Copa São Paulo deste ano fez três gols e deu uma assistência, atuando na frente, o que chamou a atenção da comissão técnica do time profissional.
Opção de compra
No início da semana passada, Tuti foi integrado ao time profissional junto com o meia Amorim e o volante (esse volante mesmo) Kauan Rodrigues, que já estiveram com o técnico Juan Pablo Vojvoda no time A do Leão na temporada passada.
Com apenas dez dias de pré-temporada até a estreia no Cearense, natural que Vojvoda tivesse os três jovens como opção no banco de reservas no jogo contra o Horizonte, e foi o que aconteceu. Tuti entrou no lugar do centroavante Lucero, no início do segundo tempo. E nos acréscimos recebeu cruzamento de Yago Pikachu, que disparou pela direta, e concluiu com precisão para o gol.
“Trabalhei muito para ter a oportunidade. Agradeço a Deus”, disse Tuti, em um português muito bom após seis meses morando no Brasil.
Natural de Puerto Ordaz, na Venezuela, Kervin Andrade apareceu na lista dos 20 meias-atacantes mais promissores do planeta de acordo com o International Centre for Sports Studies (CIES), observatório de futebol. Ele foi considerado o melhor jogador da Venezuela no Torneio de Toulon, competição que reuniu jogadores entre 17 e 23 anos, de 2023, no qual seu país terminou na oitava posição.
O contrato de empréstimo de Kervin Andrade termina em julho, mas o Fortaleza deve exercer a opção de compra com o Deportivo La Guaíra, clube da elite da Venezuela. O fato dele ter se integrado, e jogado pelo profissional, gera gatilho que obriga o pagamento por parte do Leão aos venezuelanos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.