A diretoria do Fortaleza definiu o alvo para a posição de goleiro: é Santos, do Flamengo. O jogador de 33 anos perdeu espaço no clube do Rio com a chegada do argentino Rossi e a avaliação do comando do Leão é que o negócio pode ser concretizado. Resta saber com quais condições.
Há duas opções sobre a mesa: uma compra, em valor a ser definido, parcelado e com bônus de metas que Santos alcançar nos próximos meses no Fortaleza. O contrato do goleiro com o Flamengo é até 2026.
Outra possibilidade é o empréstimo por um ano, com opção de compra com valor já estipulado em contrato. A direção do Fortaleza fez alguns movimentos desse tipo para 2023, como o atacante Guilherme, emprestado pelo Grêmio.
O CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, já havia avisado que a posição de goleiro seria uma das procuradas na janela de transferências que abre em 11 de janeiro e termina em 7 de março.
A ideia da comissão técnica não é apenas repor a saída de Fernando Miguel, que teve contrato encerrado e acertou com o Ceará, mas ter alguém que brigue pela posição com João Ricardo. O objetivo é ter competitividade no setor.
Santos foi formado no Athletico-PR, clube que defendeu profissionalmente por 11 anos, até ser vendido em 2022 para o Flamengo.
O Fortaleza ainda não anunciou novos reforços para 2024. O atacante Yago Pikachu ficará no clube, comprado do Shimizu S-Pulse, do Japão, após jogar em 2023 emprestado. Outro atacante conhecido, Moisés, está próximo de ser anunciado, contratado do Cruz Azul, do México.
O zagueiro argentino Alexander Barboza, do Libertad-PAR, é outro que está em negociação avançada.