Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza enfrenta LDU na final da Sul-Americana no mais importante jogo de sua história

Confronto neste sábado (28) será às 17h (de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai

Time do Fortaleza, que fará hoje o mais importante jogo de sua história

Alcides Santos fundou o Fortaleza em 18 de outubro de 1918 e colocou como as cores do clube o vermelho, o azul e o branco, em homenagem à França, e sua bandeira, país em que viveu por alguns anos no início do século passado. Nos 105 anos de história do Tricolor Cearense, nunca um jogo foi tão importante como o deste sábado (28).

O Fortaleza enfrenta às 17h (de Brasília) a LDU, do Equador, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, na região turística de Punta del Este, no Uruguai. Se vencer conquistará pela primeira vez um título internacional, mas não só isso: será o primeiro clube do Nordeste brasileiro a levantar um troféu de um campeonato organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Caso haja empate nos 90 minutos da final em jogo único haverá uma prorrogação de 30 minutos. Nova igualdade leva a decisão do título para as cobranças de pênaltis. A LDU tem uma Copa Sul-Americana em sua galeria de troféus, conquistada em 2009 ao bater o Fluminense na final, na época disputada em duas partidas.

Torcida vai de avião, carro, ônibus, moto...

A estimativa da diretoria do Fortaleza e dos organizadores da final é que mais de 6 mil torcedores do Fortaleza estejam na tarde deste sábado em Maldonado. A maioria viajou de avião, com muitas conexões em alguns casos, mas outros foram de carro, ônibus e até moto. Teve aquele que viajou de Lisboa, em Portugal, e outro de Vancouver, no Canadá, para ver o time do coração em ação.

"É espetacular o que a torcida está fazendo, o apoio que tivemos no embarque, essa presença no Uruguai. Vamos tentar fazer a melhor partida possível”, disse o goleiro João Ricardo.

Por que a final será em Maldonado?

A final inicialmente seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para pouco mais de 20 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da decisão em jogo único da Sul-Americana.

O total de ingressos colocados à venda foi de 21 mil. A procura de equatorianos pelos bilhetes está baixa, algo que já era imaginado pela organização da partida. Por isso que entradas destinadas aos fãs da LDU já estão sendo direcionadas para torcedores locais a preços baixos, cerca de R$ 50.

A escalação de Vojvoda

No Fortaleza três jogadores deixaram o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão, na derrota por 2 a 0 no sábado (21) passado, machucados: o lateral-direito Dudu, o meia-atacante Calebe e o centroavante Thiago Galhardo. Mesmo se recuperados, os três devem começar a final no banco de reservas.

Do goleiro, João Ricardo, até o meia armador, Pochettino, Juan Pablo Vojvoda tem o time montado. O ataque é o ponto de interrogação do treinador para encarar os equatorianos, em uma posição específica. O centroavante será Lucero, e Marinho aparecerá na direita recuperado do problema no joelho que o afastou de alguns jogos.

A dúvida está na esquerda, entre Guilherme e Imanol Machuca. O brasileiro tem atuado como titular mais vezes nas últimas partidas, mas o argentino, contratação mais cara da história do clube (R$ 14 milhões pagos ao Unión de Santa Fé-ARG), é uma opção interessante de velocidade.

A formação da LDU

Também argentino, como Vojvoda, o treinador da LDU, Luis Zubeldía, tem seus principais atletas à disposição. O setor defensivo tem sido o ponto forte do time equatoriano neste momento da temporada, com Ade e Rodríguez bem seguros. O goleiro Domínguez tem frequentado as convocações para a Seleção do Equador nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Assim como o meia Jhojan Julio, 25 anos, destaque ofensivo da equipe e jogador habilidoso que certamente preocupa Vojvoda. Julio teve uma passagem apagada pelo Santos, por empréstimo, em 2022.

No ataque, aos 39 anos, a esperança de gols é um velho conhecido de times brasileiro, o peruano Paolo Guerrero. O ex-jogador de Corinthians, Flamengo, Inter e Avaí chegou à LDU em julho, fez 12 jogos e marcou três vezes.

Fortaleza x LDU-EQU

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Marinho, Lucero e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

LDU

Domínguez, Quinteros, Ade, Rodríguez e Quiñónez; Martínez, Piovi, Ibarra e Jhojan Julio; Alvarado e Paolo Guerrero. Técnico: Luís Zubeldia

Motivo: final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 28 de outubro de 2023 (sábado), às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado (Uruguai)

Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Jorge Urruego e Tulio Moreno (ambos da Venezuela)
Árbitro de vídeo: Jorge Baliño (Argentina)
Transmissão: SBT, ESPN e Star+

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.