Fortaleza e LDU decidem neste sábado (28) qual time será o campeão da edição 2023 da Copa Sul-Americana. Os brasileiros buscam seu primeiro título internacional, no que é considerado o mais importante confronto de sua história. Os equatorianos tentam o Bi da competição, que ganhou em 2009 batendo o Fluminense na decisão.
O confronto será às 17h (de Brasília) no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, na região turística de Punta del Este, no Uruguai. A estimativa é que mais de 6 mil torcedores do Fortaleza estejam presentes para acompanhar in loco a decisão.
A final incialmente seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para pouco mais de 20 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da decisão em jogo único da Sul-Americana.
A escalação de Vojvoda
No Fortaleza três jogadores deixaram o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão, na derrota por 2 a 0 no sábado (21) passado, machucados: o lateral-direito Dudu, o meia-atacante Calebe e o centroavante Thiago Galhardo. Mesmo se recuperados, os três devem começar a final no banco de reservas.
Do goleiro, João Ricardo, até o meia armador, Pochettino, Juan Pablo Vojvoda tem o time montado. O ataque é o ponto de interrogação do treinador para encarar os equatorianos, em uma posição específica. O centroavante será Lucero, e Marinho aparecerá na direita recuperado do problema no joelho que o afastou de alguns jogos.
A dúvida está na esquerda, entre Guilherme e Imanol Machuca. O brasileiro tem atuado como titular mais vezes nas últimas partidas, mas o argentino, contratação mais cara da história do clube (R$ 14 milhões pagos ao Unión de Santa Fé-ARG), é uma opção interessante de velocidade.
O time deve ir a campo com João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Marinho, Lucero e Guilherme (Machuca).
A formação da LDU
Também argentino, como Vojvoda, o treinador da LDU, Luis Zubeldía, tem seus principais atletas à disposição. O setor defensivo tem sido o ponto forte do time equatoriano neste momento da temporada, com Ade e Rodríguez bem seguros. O goleiro Domínguez tem frequentado as convocações para a Seleção do Equador nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Assim como o meia Jhojan Julio, 25 anos, destaque ofensivo da equipe e jogador habilidoso que certamente preocupa Vojvoda. Julio teve uma passagem apagada pelo Santos, por empréstimo, em 2022.
No ataque, aos 39 anos, a esperança de gols é um velho conhecido de times brasileiro, o peruano Paolo Guerrero. O ex-jogador de Corinthians, Flamengo, Inter e Avaí chegou à LDU em julho, fez 12 jogos e marcou três vezes.
Zubeldía deve escalar a LDU para enfrentar o Fortaleza com Domínguez, Quinteros, Ade, Rodríguez e Quiñónez; Martínez, Piovi, Ibarra e Jhojan Julio; Alvarado e Paolo Guerrero.