A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (5) o horário da finalíssima da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e LDU-EQU: à 17h (de Brasília) do dia 28 de outubro, um sábado, no estádio Domingo Burgueño na cidade de Maldonado, região turística de Punta Del Este, no Uruguai.
O horário local também é às 17h, e para os equatorianos a partida terá início às 15h. Pelo regulamento da competição, os clubes finalistas precisam viajar para o Uruguai na quarta-feira, dia 25 de outubro. Por isso a CBF marcou a partida do Fortaleza contra o Botafogo pela 29ª rodada do Brasileiro para a terça-feira, 24 de outubro, às 21h30 (de Brasília) na Arena Castelão, na capital cearense.
O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, disse ter sido uma surpresa a mudança de sede da final da Copa Sul-Americana, principalmente porque a capacidade do Domingo Burgueño é inferior ao mínimo de público exigido pela Conmebol para os jogos de semifinal, por exemplo, que é de 40 mil pessoas.
Inicialmente a final seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para 25 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da final da Sul-Americana.
Houve também sugestão do governo do Uruguai, que quer potencializar o turismo na região e vê a finalíssima de um torneio continental como boa propaganda.
“A Conmebol é tão rigorosa quando a procedimentos, regras, e colocou o jogo em um estádio em que a semifinal não poderia ser lá. Mas é uma boa cidade, e já estivemos lá, portanto conhecemos o estádio, vestiário, hotel, local para treinar. É até curioso que começamos nossa jornada internacional em 2023 lá e também vamos terminar”, disse Paz.
O Fortaleza estreou na fase preliminar da Copa Libertadores, em 23 de fevereiro, empatando por 0 a 0 com o Deportivo Maldonado no Domingo Burgueño. Depois venceu por 4 a 0 no Castelão, avançou de fase, mas parou antes do grupos sendo derrotado pelo Cerro Porteño-PAR, migrando então para a Copa Sul-Americana, como determina o regulamento.
O Fortaleza estima que até 5 mil pessoas viajem do Brasil para Maldonado. Os ingressos ainda não estão à venda, mas Itatiaia apurou que há possibilidade de serem disponibilizados a partir da próxima sexta-feira (6). Uma parte será enviada aos clubes finalistas, que vendem como quiser. Outra será disponibilizada por meio de um site oficial da Conmebol.