Fortaleza, com o time reserva, e Grêmio empataram por 1 a 1 na tarde deste sábado (30), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo foi válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O resultado manteve o Leão na oitava colocação, com 39 pontos, ainda próximo ao G6, o objetivo na competição. Já o Tricolor gaúcho foi a 44 pontos e assumiu, provisoriamente, a segunda colocação, passando o Palmeiras no número de vitorias (13 a 12).
Problema é que se o Botafogo vencer na segunda-feira (2), às 20h (de Brasília), o Goiás, no Rio, a diferença para o líder do Brasileião será de dez pontos.
O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, optou por escalar os reservas para poupar seus principais jogadores para o jogo decisivo de terça-feira (3) contra o Corinthians, pela volta da semifinal da Copa Sul-Americana, na Arena Castelão.
Pênaltis e o VAR
O time 100% reserva do Fortaleza dominou o Grêmio no primeiro tempo. Renato teve que tirar João Pedro Galvão logo, aparentemente machucado, com Ferreira entrando. Mas seu time não conseguia marcar com eficiência o bom toque de bola do Leão B.
Grando já vinha se tornando o homem do jogo quando Dudu fez um cruzamento da direita e a bola bateu no braço de Reinaldo. Raphael Claus, em um primeiro momento, sinalizou aos jogadores que o braço estava colado ao corpo, mas mudou de ideia quando foi ao monitor do VAR ver o lance.
Thiago Galhardo cobrou, e marcou, aos 42 minutos. A festa dos torcedores apagou cinco minutos depois, quando Benevenuto acertou o pé de Cristaldo dentro da área. De novo Claus teve que recorrer às imagens para anotar a penalidade. O próprio Cristaldo chutou muito longe do gol.
No segundo tempo, o Fortaleza continuou melhor, mas foi desperdiçando contra-ataques e chances com jogadores aparecendo com possibilidade de finalizar. Renato fez trocas, o Grêmio tentou pressionar a saída de bola rival, mas estava com pouca efetividade até aparecer ele, Luisito Suárez.
Aos 34 minutos, Reinaldo deu a assistência para o uruguaio, que dentro da área pegou de primeira e mandou por baixo das pernas de Fernando Miguel.
Guerra fria entre os torcedores
As duas principais torcidas organizadas do Fortaleza, a TUF e a Jovem Garra Tricolor, não puderam entrar no Castelão neste sábado com qualquer instrumento e adereço que remetesse a elas. Determinação do Ministério Público do Ceará após confrontos recentes entre as facções, que são rivais.
Dentro do estádio, quando membros da TUF, descaracterizados, tentavam emplacar canções de “guerra”, os demais torcedores no estádio vaiavam. Na terça-feira (3), na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Corinthians, eles também estarão proibidos de entrar no estádio com identificação e com instrumentos musicais.
Próximos jogos
Pela 26ª rodada do Brasileirão, o Fortaleza joga no dia 8 de outubro, o domingo da outra semana, contra o América, na Arena Castelão, a partir das 18h30 (de Brasília).
Já o Grêmio tem o clássico contra o Inter, o Grenal, também no domingo (8), no estádio Beira-Rio, a partir das 16h (de Brasília).
O Leão, antes, encara o Corinthians na terça-feira (3) no Castelão, às 21h30 (de Brasília), no confronto de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Como foi 1 a 1 no encontro de ida, quem vencer está na final e com novo empate a decisão vai para as cobranças de pênalti.
Fortaleza 1 x 1 Grêmio
Fortaleza
Fernando Miguel; Dudu (Tinga), Benevenuto, Tobias Figueiredo e Gonzalo Escobar; Lucas Sasha, Pedro Augusto e Lucas Crispim (Pochettino); Yago Pikachu (Romarinho), Thiago Galhardo (Sergio Romero) e Imanol Machuca (Calebe). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo (Lucas Besozzi), Nathan (Ronald), Cristaldo (Galdino) e João Pedro Galvão (Ferreira) (Fábio); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
Gols
Thiago Galhardo, de pênalti (42min1ºT) para o Fortaleza
Luis Suárez (34min2ºT) para o Grêmio
Cartões Amarelos
Benevenuto (Fortaleza); Nathan, Lucas Besozzi (Grêmio)
Público: 23.079 pagantes
Renda: R$ 322.201,00
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 30 de setembro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Árbitra de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)