O Conselho Deliberativo do Fortaleza, por 76 votos a 1, aprovou a convocação da assembleia geral de sócios para decidir sobre a aprovação do novo estatuto do clube e da criação do Fortaleza SAF.
A reunião foi realizada no auditório da Arena Castelão, na tarde deste sábado (16). A data para a realização da assembleia ainda será anunciada, mas ocorrerá nas próximas semanas.
A reunião do Conselho contou com a presença de ex-presidentes do Fortaleza, como Ribamar Bezerra, Flávio Novaes, Jorge Mota, Sílvio Carlos, entre outros. Atual mandatário, Marcelo Paz estava presente. Ele é um dos principais defensores da criação da SAF e fez algumas reuniões com associados e sócios recentemente explicando o modelo de clube empresa a ser adotado, caso seja aprovado.
Em um primeiro momento, por exemplo, o Fortaleza não pretende vender ações. Seria um movimento para ter um trânsito mais fácil no setor financeiro, simplificando operações de empréstimo e investimentos. Não haverá, portanto, um sócio majoritário, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco têm, que comandasse o futebol.
Os ativos imobiliários do clube, como a sede no Pici, onde fica o centro de excelência, e o centro de treinamento Ribamar Bezerra, na cidade de Maracanaú, na região metropolitana da capital e onde as categorias de base trabalham, continuariam com o clube. A SAF remuneraria o Fortaleza para o uso dessas instalações.
Há possibilidade de o presidente Marcelo Paz se tornar o CEO do Fortaleza SAF inicialmente.
“Eu acho uma legislação muito boa. A SAF se prova ser uma lei acertada. Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia passaram a ter um nível de competitividade muito maior. Com exceção do Bahia, os outros três estavam com uma dificuldade muito grande e a SAF deu esse respiro”, disse Marcelo Paz em entrevista ao CNN Esportes S/A, em julho.