O Fortaleza recebe o Cuiabá neste domingo (16), a partir das 16h (de Brasília), na Arena Castelão, em busca de uma vitória que deve colocar o time de Juan Pablo Vojvoda no G6 da Série A do Campeonato Brasileiro, grupo de times que se classificarão para a Copa Libertadores ao fim da competição. O jogo será válido pela 15ª rodada.
No clube cearense ninguém esconde que esse é o objetivo no Nacional em 2023: se garantir na Libertadores pelo terceiro ano seguido. A depender de combinações de vagas com equipes que venham a conquistar títulos da Copa do Brasil ou da própria Libertadores, o G6 pode levar diretamente à fase de grupos, sem precisar passar pelas fases preliminares (na qual o Fortaleza caiu para o Cerro Porteño-PAR na edição deste ano).
O time cearense iniciou a rodada na sétima colocação, com 23 pontos. Já o Cuiabá estava na 14ª colocação, com 16 pontos. O time do Mato Grosso vem melhorando de desempenho no Brasileiro, tendo perdido apenas três dos últimos oito jogos - com três vitórias.
A Arena Castelão deve receber mais de 40 mil pessoas. Houve promoção de ingresso para mulheres, a partir de R$ 10, e também ingressos solidários, trocados após entrega de 3 kg de alimentos, que serão doados para programa de combate à fome do Sesc (Serviço Social do Comércio).
Os torcedores têm expectativa de ver novamente o atacante Marinho em campo, que estreou no domingo passado na vitória de 1 a 0 sobre o Athletico, também no Castelão, com ótima atuação. A base do time deve ser a mesma, com a exceção do volante Hércules, que teve grave lesão no joelho esquerdo nessa partida, fará cirurgia e deve ficar nove meses fora.
No Cuiabá, o técnico Antonio Oliveira não terá o volante Ronald, suspenso por causa do acúmulo de três cartões amarelos. No ataque, Deyverson é o destaque.
Fortaleza x Cuiabá
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Titi, Benevenuto e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Marinho, Thiago Galhardo e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Iury Castilho e Deyverson. Técnico: Antonio Oliveira
Motivo: 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 16 de julho de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz-RJ
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa-RJ e Luiz Cláudio Regazone-RJ
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto-SP
Transmissão: Globo (para Ceará e Mato Grosso) e Premiere