Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Reforço português do Fortaleza sobre jogar no Brasil: ‘Pensei, por que não?’

Tobias Figueiredo, 29 anos, estava no futebol inglês e disse que fato de treinadores de seu país virem ao Brasil pesou para o sim

Zagueiro Tobias Figueiredo posa para foto na sede do Fortaleza

O novo zagueiro do Fortaleza, o português Tobias Figueiredo, 29 anos, chegou nesta sexta-feira (14) à sede do clube, no bairro do Pici, na capital cearense. Ele posou para fotos oficiais, conheceu a estrutura do centro de treinamento, conversou com alguns companheiros e com o técnico Juan Pablo Vojvoda. E explicou por que aceitou jogar no Brasil depois de anos no futebol inglês.

“Eu estava na Inglaterra e acompanho o Brasileirão, até porque nos últimos anos têm muitos treinadores portugueses aqui, inclusive alguns que já trabalhei. E acho que o Brasileirão vem crescendo muito e perguntei a mim mesmo ‘por que, não?’. Pode ser uma boa oportunidade para mostrar meu futebol e para trazer outros possíveis jogadores de fora para o Brasil”, disse Tobias Figueiredo ao site oficial do Fortaleza.

Ele foi contratado para repor a perda do zagueiro colombiano Brayan Ceballos, emprestado ao Junior Barranquilla-COL. O contrato foi assinado até o fim de junho de 2026, e o Leão ficará com 70% dos direitos econômicos do atleta.

Figueiredo foi formado no Sporting de Lisboa, até ser negociado, em 2017, ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Em 2022 o zagueiro foi vendido ao Hull City, também na Inglaterra.

Pelo Forest, Tobias Figueiredo fez 122 jogos, com três gols. No Hull City, da segunda divisão inglesa, foram 24 partidas na última temporada.

“Uma das primeiras coisas que fui ver e que mais me chamou atenção foram os torcedores, a maneira que vibram. Pesquisei os vídeos, porque sinto muitos sentimentos quando estou no jogo e isso também foi uma das coisas que quero ver no próprio estádio, estou ansioso para ver esse ambiente”, disse Tobias Figueiredo.

Ele deve ir à Arena Castelão neste domingo (16), quando o Fortaleza enfrenta o Cuiabá, às 16h (de Brasília), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Mas ficará na arquibancada, já que ainda não está regularizado na CBF.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...