O contrato de empréstimo do meia-atacante Yago Pikachu com o Fortaleza termina em dezembro de 2023, o clube tem prioridade na compra, mas o prazo limite para o acerto está se esgotando: é até o fim de agosto. O jogador pertence ao Shimizu S-Pulse, do Japão.
“Lógico que o meu desejo é permanecer, só que hoje não depende só de mim, também depende do clube do Japão, ver qual é a expectativa deles, se eles vão contar comigo ou não”, disse Pikachu em entrevista coletiva que concedeu nesta quinta-feira, no CT do Fortaleza no Pici.
O Fortaleza precisa comunicar ao Shimizu que pretende ficar com o jogador, pagando o valor estipulado em contrato. Ainda não há sinalização por parte da direção do clube se isso será feito até o fim do próximo mês.
“Não iniciamos nenhum tipo de conversa, até porque ainda tem um prazo estipulado. Mas na verdade a gente não tem até dezembro, tem até agosto. Tem uma cláusula no contrato que o Fortaleza é a prioridade”, disse Pikachu.
Ele atuou no Fortaleza entre 2021 e 2022, quando foi negociado com o clube japonês por US$ 800 mil (R$ 3,8 milhões), que era o valor da multa rescisória. Mas em janeiro de 2023, o Fortaleza conseguiu negociar com o Shimizu um empréstimo, até o fim da temporada e com valor de compra estipulado.
Pikachu tem 42 jogos na temporada, com sete gols e oito assistências. No rodízio que o técnico Juan Pablo Vojvoda promove, principalmente no setor ofensivo, o jogador é um dos mais utilizados.
"É uma temporada positiva, porque estou jogando em uma função que tive que me adaptar [ponta direita]. Acho que são bons números, mas poderia ter sido melhor. Em 2022 foi o ápice da minha carreira, querendo ou não há essa expectativa do torcedor nessa volta, de repetir esses números. Eu tive que me readaptar ao clube. Achamos que vai ser fácil por conhecer treinador e jogadores, às vezes você relaxa e não busca se aprimorar”, disse o jogador.
Pikachu foi revelado pelo Paysandu, onde se destacou e foi vendido ao Vasco em 2016. Ele ficou por cinco anos no Rio, até ser negociado, em 2021, com o Fortaleza.