Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza vence no Chile e garante boa posição para mata-mata da Sul-Americana

Com gols de Crispim e Lucero, time brasileiro faz 2 a 1 no Palestino e se coloca por vantagem de decidir no Castelão

Crispim comemora gol do Fortaleza na vitória sobre o Palestino, no Chile

O Fortaleza já estava classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, como líder do Grupo H com uma rodada de antecipação. Mas o técnico Juan Pablo Vojvoda avisou que iria a Rancagua, no Chile, enfrentar o Palestino para vencer e se posicionar bem na classificação geral do torneio. E assim fez na noite desta terça-feira (27).

A vitória por 2 a 1 garante, ao menos, a terceira posição geral ao fim da fase de grupos, com 15 pontos, o que dá uma boa condição para ter vantagem de decidir em casa no mata-mata. Para ser primeiro, ou segundo, é preciso secar o Newell’s Old Boys-ARG contra o Audax Italiano-CHI, na quinta-feira (29), e o São Paulo, frente ao Tigre, ainda nesta terça (27).

Os gols do Fortaleza foram marcados por Lucas Crispim e Lucero, e Farías descontou para os chilenos. A vitória do Fortaleza eliminou o Palestino e colocou o San Lorenzo-ARG na repescagem, que passou os chilenos no saldo de gols após fazer 4 a 1 no Estudiantes de Mérida-VEN. Os argentinos enfrentarão um dos terceiros dos grupos da Libertadores, que migram de competição.

Os confrontos das oitavas de final ocorrerão em agosto: na semana de 1 a 3 as partidas de ida e na seguinte, de 8 a 10, as de volta. O Fortaleza definirá a classificação na Arena Castelão, na capital cearense.

O sorteio dos confrontos do mata-mata da Sul-Americana será no dia 5 de julho, na próxima quarta-feira, a partir das 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Bom primeiro tempo, mas segundo tempo ruim

Vojvoda inovou na escalação para enfrentar o Palestino: ele colocou em campo no estádio El Teniente três zagueiros, Titi, Benevenuto e Brítez. Com Pikachu e Lucas Crispim de alas, o time dominou o meio de campo, com boas opções abertas, e fez um bom primeiro tempo criando chances.

Aos 19 minutos, Crispim fez um golaço, após rápida saída de bola. O Fortaleza poderia ter ampliado na etapa inicial, mas não fez e, no segundo tempo, sofreu.

Talvez pelo desgaste da viagem, após ter enfrentado no sábado (24 o Atlético (2 a 1), pelo Brasileiro, mas o rendimento do time brasileiro caiu muito no segundo tempo. E a pressão foi insana, até porque o Palestino sabia que o San Lorenzo estava fazendo um monte de gols sobre o Estudiantes de Mérida.

Como quem não faz, toma (ditado para os mais antigos), Lucero, que acabara de entrar, marcou aos 28 minutos, após contra-ataque. Parecia que o Fortaleza ia acalmar o jogo, que o Palestino desanimaria, mas não: dois minutos depois, Farías descontou após cruzamento para a área.

Após levar o gol, o Fortaleza até se defendeu melhor do que vinha fazendo no segundo tempo. O Palestino, que precisava do empate, começou a se afobar nas jogadas, facilitando para os brasileiros segurarem uma boa vitória.

Palestino-CHI 1 x 2 Fortaleza

Palestino

Rigamonti; Véjar, Ceza, Suárez e Zúñiga; Farías, Carrasco, Cornejo (Benítez) e Dávila; Salas e Barticciotto. Técnico: Pablo Sánchez.

Fortaleza

João Ricardo; Titi, Benevenuto e Brítez; Yago Pikachu, Caio Alexandre (Romarinho), Lucas Sasha (Hércules), Calebe (Thiago Galhardo) e Lucas Crispim (Bruno Pacheco); Guilherme (Pochettino) e Silvio Romero (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Gols

Farías (30min2ºT) para o Palestino

Lucas Crispim (19min1ºT), Lucero (28min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos

Cornejo, Farías, Salas (Palestino); Brítez, Silvio Romero, Benevenuto (Fortaleza)

Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana

Data e horário: 27 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)

Local: Estádio El Teniente, em Rancagua-CHI

Árbitro: Carlos Ortega-COL

Assistentes: Jhon Gallego-COL e Miguel Roldan-COL

Árbitro de vídeo: Helder Castro-COL

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.