Mesmo já classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, como líder do Grupo H, o Fortaleza vai a campo nesta terça-feira (27), às 19h (de Brasília), enfrentar o Palestino, em Rancagua, no Chile, com um objetivo: vencer para se manter entre os melhores primeiros colocados e ter vantagem de mando no mata-mata da competição.
Com 12 pontos, o Fortaleza não pode ser alcançado pelo Palestino, que tem oito, nesta última rodada da fase de grupos - o San Lorenzo-ARG soma cinco pontos, e o Estudiantes de Mérida-VEN três.
Os líderes vão direto às oitavas, enquanto os segundos colocados disputam um playoff contra um dos terceiros colocados das chaves da Copa Libertadores, que migram de torneio.
A partir das oitavas, a classificação final na fase de grupos vale como critério para ter o mando nos segundos jogos até a semifinal - a decisão será em jogo único, dia 28 de outubro, no estádio Centenário, em Montevidéu-URU.
Fortaleza tem a terceira melhor campanha geral
Neste momento, o Fortaleza tem a terceira melhor campanha geral, atrás do Newell’s Old Boys-ARG, que tem 100% de aproveitamento e 15 pontos no Grupo E, e do São Paulo, que soma 13 pontos na Chave D.
Para ser o melhor time, e definir sempre em casa até as semifinais, o Leão do Pici precisa bater o Palestino e torcer para o Newell’s perder do Audax Italiano-CHI, na quinta-feira (29), às 19h (de Brasília), e para o São Paulo não ganhar nesta terça (27), às 21h30 (de Brasília), do Tigre-ARG, no Morumbi.
Caso saia com a terceira melhor campanha, o Fortaleza decidiria em casa qualquer mata-mata, desde que não seja contra Newell’s ou São Paulo.
“Cada partida para nós é importante. É verdade que estamos classificados, mas também é verdade que perdemos na Venezuela [1 a 0 para o Estudiantes]. E cada vez que temos uma derrota assim, esse resultado afeta o ânimo do time. Nossa responsabilidade é ir ao Chile e buscar ganhar a partida”, disse o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda.
Descanso ao grupo
Mesmo com o discurso de “a vitória é importante”, Vojvoda deve usar o jogo para rodar o elenco, o que costuma fazer sempre, mas desta vez com um pouco mais de ênfase, já que no sábado (1) o time tem jogo difícil pelo Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Flamengo, no Rio.
O atacante Silvio Romero, por exemplo, tem atuado com frequência na Sul-Americana, e deve ser o centroavante titular. Calebe, banco nos dois últimos confrontos da Série A nacional, também deve ser opção desde o início, dando um descanso para Yago Pikachu.
Na zaga Titi, que estará suspenso frente ao Flamengo, deve jogar.
Palestino-CHI x Fortaleza
Palestino
Rigamonti; Rojas, Meza, Suárez e Zúñiga; Farías, Carrasco, Cornejo, Dávila e Benítez; Barticciotto. Técnico: Pablo Sánchez
Fortaleza
João Ricardo; Dudu, Titi, Ceballos e Lucas Crispim; Lucas Sasha, Hércules, Pochettino e Calebe; Romarinho (Guilherme) e Silvio Romero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 27 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio El Teniente, em Rancagua-CHI
Árbitro: Carlos Ortega-COL
Assistentes: Jhon Gallego-COL e Miguel Roldan-COL
Árbitro de vídeo: Helder Castro-COL
Transmissão: Star+ (streaming)