Criar hábitos. Esse é o conselho que o técnico Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, dá a seu elenco em momentos de baixa, como o que o clube estava passando nas últimas semanas.
Depois de ficar 13 jogos invicto, o Fortaleza amargou nas duas últimas semanas uma sequência ruim de cinco jogos sem vencer, com três empates e duas derrotas, entre Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Isso acabou nesta quarta-feira, nos 3 a 2 sobre o San Lorenzo-ARG, na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana, e que praticamente classificou o time para as oitavas de final da competição.
“Quando estamos em uma situação em que os resultados não chegam, temos que construir hábitos. Se não estamos naquele melhor dia, que tenhamos o hábito de manter um equilíbrio, de achar a regularidade. Estamos em um clube que está em fase de crescimento e temos que crescer com ele”, disse Vojvoda, na entrevista coletiva após a vitória sobre o San Lorenzo.
A sequência ruim do Fortaleza, com derrotas para Palmeiras e América, e empates frente a Corinthians, São Paulo e Grêmio, coincidiu com uma viagem ao Sul do Brasil que deixou a delegação nove dias longe de casa, em um trajeto de mais de 7 mil km entre Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.
“Nossa logística é essa, dá o cansaço, dá a fadiga, mas esse cansaço tem que ser trabalhado, essa parte mental tem que funcionar. E acho que isso, hoje, deu certo”, disse Vojvoda.
Depois de perder para o América por 2 a 1 no sábado passado (20), o Fortaleza vai tentar sse recuperar no Brasileiro no próximo sábado (27), contra o Vasco, na Arena Castelão - jogo começará às 16h (de Brasília).
“Já falei com os jogadores, são poucos dias de recuperação. É descansar”, disse Vojvoda.