Considerado um dos principais reforços do Fluminense em 2024, o meia Leo Fernández está de malas prontas para deixar o clube. Ele viajou para o México para acertar detalhes com o Toluca-MEX de sua rescisão com o Tricolor. A tendência é que ele seja repassado ao Peñarol-URU.
O meia tinha vínculo de empréstimo com o Fluminense até junho, com valor de compra fixado, além de um acordo para assinar em definitivo com o time carioca até o meio de 2028. Contudo, além de não cumprir metas, o jogador ficou abaixo da expectativa.
Pelo empréstimo, o Fluminense pagou cerca de R$ 4 milhões e para ficar com o atleta em definitivo o acordo era de R$ 39 milhões. Em dezembro, a diretoria avisou que não iria exercer a compra ao final do empréstimo.
O Fluminense já estudava devolver o jogador no final de 2023 para os mexicanos, mas o Toluca não aceitou. Os mexicanos só fariam acordo mediante uma compensação financeira. Sendo assim, Fernández seria utilizado no Campeonato Carioca e ficaria até o fim do empréstimo.
Com o surgimento do interesse do Peñarol, as partes conversaram e o empréstimo será repassado ao clube de Montevidéu. Além disso, o Tricolor vai receber uma pequena compensação pelo final do vínculo. Ele fez somente 20 partidas no Flu, com um gol e uma assistência.
O jogador sequer foi relacionado por Fernando Diniz para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa e ficou no Brasil. O técnico ainda levou jogadores para compor os treinamentos e mesmo assim Fernández não foi.