O Fluminense está de olho no mercado em busca de reforços pontuais para 2024. E entre os jogadores que estão sendo mapeados pelo departamento de futebol do clube estão atletas mais experientes. A ideia da comissão técnica e diretoria é conseguir mesclar a experiência com jovens jogadores, que foi a chave do sucesso em 2023.
A comissão técnica trabalha com a ideia de utilizar e otimizar jovens revelados nas categorias de base do clube. Desta maneira, o clube procura contratar apenas nomes mais experientes que cheguem para agregar no elenco e na formação dos mais novos.
No time titular, por exemplo, André, Martinelli e John Kennedy são oriundos de Xerém. Marcelo também é, mas já retornou ao clube com o perfil mais experiente.
Entre os veteranos estão Felipe Melo, Fábio, Paulo Henrique Ganso, Keno e Cano, todos titulares. Arias foi oportunidade de mercado e Nino já está no clube há cinco anos.
O próprio Samuel Xavier, de 33 anos, chegou ao clube para disputar vaga com jovens da base, Calegari e Igor Julião, por exemplo, mas passou a frente de todos e se tornou absoluto na posição.
Marlon, também revelado na base, retornou por empréstimo até o meio de 2024 e dificilmente será comprado em definitivo ao fim do vínculo.
Para 2024, o Fluminense tem o reforço de Antônio Carlos, zagueiro, de 30 anos, que estava no Orlando City-EUA. Campeão brasileiro pelo Palmeiras, o jogador entra exatamente no perfil traçado pela diretoria.
Nomes da base serão promovidos por Fernando Diniz, que gosta de trabalhar com garotos. A ideia é contratar até quatro reforços para se juntar ao elenco.