Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

No elenco do Fluminense, só três jogadores já ganharam a Libertadores

Felipe Melo faturou a competição duas vezes com o Palmeiras, enquanto Ganso foi campeão no Santos; Diogo Barbosa fez parte do elenco do Verdão em 2020

Felipe Melo já faturou duas vezes a Copa Libertadores, pelo Palmeiras

O Fluminense começa a decidir uma vaga na final da Copa Libertadores nesta quarta-feira (27), diante do Internacional, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio. E o técnico Fernando Diniz conta com um elenco com pouca experiência quando o quesito é conquistar o torneio continental. Apenas três jogadores sabem o gosto de ganhar a taça mais cobiçada da América do Sul.

Felipe Melo e Paulo Henrique Ganso conquistaram a competição por Palmeiras e Santos, respectivamente, enquanto Diogo Barbosa fez parte no início da campanha do Verdão em 2020, mas não chegou até a fase final, quando foi negociado com o Grêmio.

Felipe Melo soma duas conquistas com o Palmeiras. Na primeira temporada, em 2020, era titular da equipe já comandada por Abel Ferreira, que venceu o Santos, em final disputada no Maracanã. Já em 2021, participou da campanha da conquista, mas já tinha perdido a vaga no time titular.

Ganso, por sua vez, viveu seus melhores momentos na carreira na conquista do torneio continental pelo Peixe. Em 2011, ao lado de Neymar, o camisa 10 era o maestro da equipe santista, que encantou o Brasil e o mundo e ficou com a desejada Libertadores. Na final do Mundial de Clubes, derrota por 4 a 0 para o Barceloa-ESP, de Lionel Messi.

Fábio foi vice-campeão com o Cruzeiro

O experiente goleiro Fábio quase sentiu o gostinho de ser campeão da Copa Libertadores. Em 2009, era titular do Cruzeiro que chegou à decisão contra o Estudiantes-ARG, mas foi derrotado no Mineirão, por 2 a 1, de virada, frustrando o sonho do tricampeonato da Raposa.

E quando o assunto é título continental, ninguém no futebol brasileiro tem um currículo mais vencedor do que Marcelo. Se ele nunca venceu a Libertadores, o camisa 12 sabe muito bem o que é conquistar o continente. Afinal, no Real Madrid-ESP, Marcelo venceu cinco vezes a Liga dos Campeões. De quebra, o craque ainda soma quatro Mundial de Clubes da Fifa.

Por fim, o técnico Fernando Diniz vive seu momento mais longevo na competição. Como treinador, ele comandou o São Paulo em 2020, mas foi eliminado ainda na fase de grupos do torneio, ficando atrás de River Plate-ARG e LDU-EQU, na ocasião.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.