A escolha do Vasco pelo Estádio Nilton Santos, para o confronto deste sábado (16), às 16h (de Brasília), pela Série A do Campeonato Brasileiro, traz boas recordações ao Fluminense, falando de retrospecto geral. Afinal, o Tricolor venceu mais do que perdeu na casa do Botafogo. Inclusive contra o próprio mandatário do estádio.
O Fluminense já levantou até taça no Nilton Santos. No Campeonato Brasileiro de 2010, venceu o Guarani na partida derradeira por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik, e sagrou-se campeão depois de un jejum de 26 anos sem conquistas. Em 2012, mandou a maior parte dos jogos por lá também e ficou com taça.
Ao todo, o Fluminense venceu 60 jogos, com 35 empates e 29 vitórias quando jogou no Nilton Santos. Como efeito de comparação, contra o Botafogo, administrador do estádio, são dez vitórias contra sete do rival, além de 11 empates.
Diante do Vasco, os números no Niltão se equilibram um pouco. O Fluminense venceu seis jogos, empatou quatro, enquanto o Vasco venceu cinco.
Fred entre os artilheiros
Para se ter ideia como o Fluminense tem bom desempenho no Nilton Santos, o segundo maior arttlheiro da história do estádio, inaugurado em 2007, é o atacante Fred, com passagens por América, Atlético e Cruzeiro, em Belo Horizonte. No Tricolor, são 40 gols, um a menos que Loco Abreu, ídolo do Botafogo.
O último jogo do Tricolor no estádio, já não foi de grandes momentos. Pelo contrário, o Fluminense foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, em uma das piores partidas do time na temporada.