O Fluminense não conseguiu escapar da multa aplicada pela Conmebol por causa das condições do gramado do Maracanã, no confronto dia do Olimpia-PAR, pelas quartas de final da Copa Libertadores, no último dia 24. A multa aplicada foi de 15 mil dólares (cerca de R$ 74 mil).
Após o confronto, o Maracanã precisou ser interditado para passar por reformas no gramado, devido à sucessão de jogos que vinha ocorrendo. O Vasco, via Justiça, conseguiu enfrentar o Atlético no estádio, em dia de muita chuva, no último jogo antes da partida do Fluminense.
No Manual de Clubes da competição, a Conmebol exige que “a superfície natural do campo de jogo deve ser de excelente qualidade, que permita alcançar parâmetros seguros de torção, tração, pique e rolagem da bola, entre outros, utilizados para a avaliação das condições de jogo, garantindo assim, não só a qualidade do espetáculo em termos de estética como também diminuindo o risco de lesões dos jogadores e árbitros”.
O Maracanã voltará a receber partidas no domingo (17), na final da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo, às 16h (de Brasília). O Tricolor volta a jogar no estádio três dias depois, diante do Cruzeiro, pela Série A do Campeeonato Brasileiro.