Se depender do histórico entre Fluminense e os clubes do Paraguai, os tricolores podem celebrar a classificação para à semifinal da Copa Libertadores para enfrentar o Internacional. O Tricolor tem ótimo retrospecto contra equipes do país vizinho em torneio sul-americanos.
Ao todo, o Fluminense soma 16 vitórias em 27 jogos contra os times do Paraguai, além de cinco empates. O Flu só foi derrotado em seis oportunidades. Isso garante ao clube brasileiro um aproveitamento de 66,6% contra as equipes paraguaias.
Por outro lado, equipes do Paraguai, na própria Copa Libertadores, já complicaram a vida tricolor. O próprio Olimpia, rival desta quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), em Assunção, eliminou o Flu nas duas vezes que se encontraram na competição continental.
O Libertad é outro que já mandou o Fluminense mais cedo para casa. Na edição de 2011, nas oitavas de final, o Flu venceu no Rio de Janeiro, mas acabou sendo derrotado pela equipe na capital paraguaia e deu adeus ao sonho da inédita conquista.
Apesar de chegar com a vantagem de dois gols de diferença, o sinal de alerta tem que estar ligado. No ano passado, pela fase preliminar, o Tricolor também encarou o Olimpia, fora de casa, com dois gols de vantagem e acabou eliminado na disputa de pênaltis.
“O apoio da nossa torcida é fundamental. Sabemos que eles confiam no nosso time e temos usado isso como combustível. É um sonho que não nutrimos só agora. Desde que cheguei ao Fluminense eu sabia que o maior sonho do clube é esse. Além de tudo, a final é no Maracanã. Todos sonham com esse momento. Sabemos que ainda temos passos importantes para chegar até lá, mas esperamos dar esse passo na quinta”, disse.
Confirmando a vaga, o Fluminense encara o Internacional, com as datas bases 27 de setembro e 4 de outubro. O primeiro jogo acontece no Rio de Janeiro e a volta no Beira-Rio, em Porto Alegre. Se o Olimpia passar, o Colorado decide fora de casa.