A Conmebol abriu processo disciplinar contra o Fluminense, devido as condições do rgamado do Maracanã. O clube jogou na última quinta-feira (24), pelas quartas de final da Copa Libertadores e venceu o Olimpia-PAR, por 2 a 0. O clube foi enquadrado nos artigos 4.3.1.2 e 5.6.1 do Manual de Clubes da entidade.
Segundo o relatório feito por Andrés Matonte, árbitro do confronto, junto com o delegado da partida, Aldo Remo, as condições para o jogo não eram favoráveis, mesmo com o tratamento feito antes do confronto diante do paraguaios. Alguns jogadores do próprio Flu, como Ganso, reclamaram das condições do Maracanã.
Entre os pontos citados estão: campo de jogo com muitas imperfeições; muitas áreas afetadas devido a pouca grama; gol norte com uma grande área descoberta; desnível na marcação das linhas e solicitação para repintura e marcações erradas nas marcas de pênalti, escanteios e áreas.
Se punido, o Fluminense pode receber uma multa da entidade, prevista nos códigos disciplinares da Conmebol. Se avançar de fase, o Tricolor voltaria a jogar pela competição ou no dia 27 de setembro ou no dia 3 de agosto. Na primeria data, seria contra o Internacional e na segunda contra o Bolívar-BOL. O Colorado está em vantagem no confronto.
O Maracanã foi fechado para manutenção e por isso o Fluminense vai mandar seu próximo jogo, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no domingo (3), às 16h (de Brasília), diante do Fortaleza, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.