Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Fábio erra, Fluminense pressiona e empata com o Vasco no Maracanã

Gols do clássico carioca, no Maracanã foram de Pedro Raul, para o Vasco, e Lima, para o Fluminense

Ganso e Jair em disputa do Fluminense e Vasco

Com um gol antes do primeiro minuto e emoção até o apito final, Fluminense e Vasco fizeram um clássico daqueles neste sábado, no Maracanã. Válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o empate em 1 a 1 não reflete o domínio do time de Diniz, que chegou a 80% da posse de bola e finalizou o dobro de vezes da equipe de Maurício Barbieri, mas o que importa no futebol é bola na rede.

Falando nisso, Pedro Raul, do Cruz-Maltino, e Lima, do Tricolor, foram os autores do gol, mas os dois dividiram o protagonismo com os goleiro Fábio, que errou no gol do Vasco, e Léo Jardim, que, com grande defesas, impediu a vitória do Fluminense.

O empate levou o Fluminense ao sete pontos na tabela, enquanto o Vasco foi a cinco. Os cariocas voltam a campo no meio de semana pela quinta rodada da Série A. Na quarta, no Mineirão, o Tricolor visita o Cruzeiro às 21h30. O Cruz-Maltino, na quinta às 19h, encara o Coritiba no Couto Pereira.

Fábio erra, e Vasco larga na frente!

Antes do clássico completar um minuto de bola rolando, a torcida do Vasco já comemorava o gol de Pedro Raul no Maracanã. Na saída de bola tradicional do time de Fernando Diniz, a bola chegou aos pés de Fábio. O goleiro tocou mal e Alex Teixeira, ficou com a posse dentro da área. Ao receber o passe, o centroavante só precisou tocar para o gol rival praticamente vazio e sair para comemorar.

Posse de bola e nada mais

Como esperado, o erro não mudou em nada a postura do Fluminense. A posse de bola foi tricolor até o intervalo (67%), mas não foram convertidas em muitas chances. Méritos da defesa vascaína, com muita intensidade com Rodrigo e Jair, mas também pelos erros técnicos do time de Fernando Diniz.

A verdade é que Léo Jardim, goleiro do Vasco, só foi exigido em chute de Lima, ainda aos três minutos, e só voltou a ser destaque pelo cartão amarelo recebido por retardar a partida. Por outro lado, Fábio não voltou a fazer grande defesa, mas os ataques puxados por Pec e Alex Teixeira levaram mais perigo.

Diniz aciona modo ataque total

Com John Kennedy no lugar de Felipe Melo, o Fluminense ocupou ainda mais o campo ofensivo na volta do intervalo. André recuou para jogar ao lado de Nino, mas a bola ficou cada vez mais próxima da área do Vasco. Com tamanha pressão, o empate saiu logo aos nove minutos. Cano foi lançado na área e Léo Jardim impediu um golaço do argentino, mas Lima, sozinho no rebote, deixou tudo igual: 1 a 1!

Os minutos se passaram e o cenário seguiu o mesmo. O Fluminense, chegou a ter a bola em 80% do tempo, e o Vasco demorou a responder. Só a partir dos 20, o Cruz-Maltino começou a encontrar contra-ataques. No primeiro, o cruzamento de Piton para Pedro Raul foi forte demais. Minutos depois, Eguinaldo arriscou da entrada da área, com a finalização saindo rente à trave esquerda de Fábio.

Léo Jardim segura o empate

No intervalo entre essas duas chances da equipe visitante, Léo Jardim brilhou ao defender cabeçada de Ganso. Nos minutos finais, o goleiro vascaíno voltou a brilhar e defendeu um chutaço de John Kennedy. O empate e o pontinho a mais na tabela ficaram na conta do camisa 1 do Cruz-Maltino.

Fluminense 1x1 Vasco

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (John Kennedy) e Marcelo (Lelê); André, Alexsander, Lima (Thiago Santos) e Ganso; Jhon Arías e Ganso - Técnico: Fernando Diniz.

Vasco

Léo Jardim, Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Jair (Marlon Gomes) e Andrey Santos (Galarza); Alex Teixeira (Rwan Cruz), Gabriel Pec (Figueiredo) e Pedro Raul (Eguinaldo) - Técnico: Maurício Barbieri.

Gols

Pedro Raul (1'/1ºT), do Vasco

Lima (9'/2ºT), do Fluminense

Cartões amarelos

André, Felipe Melo, John Kennedy (Fluminense); Léo Jardim e Figueiredo (Vasco)

Cartão vermelho

Não houve.

Público: 36.950 pagantes / 39.850 presentes

Renda: R$ 2.145.055,00

Motivo: Quarta rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 6 de maio de 2023 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.