Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Boto coloca Flamengo na ‘primeira prateleira’ do Mundial e define objetivo

Rubro-Negro estreia na competição na próxima segunda (16), contra o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia, nos Estados Unidos

José Boto, diretor de futebol do Flamengo, no desembarque do clube nos Estados Unidos

Para José Boto, diretor de futebol do Flamengo, o elenco rubro-negro está na “primeira prateleira” em termos de qualidade em comparação aos demais participantes do Mundial de Clubes. Apesar disso, o executivo português admite que, no confronto entre sul-americanos e europeus, a vantagem tende a ser das equipes do Velho Continente no torneio.

“Acontecerá pela primeira vez, de forma mais consistente, os times sul-americanos postos à prova contra europeus e vice-versa. Na Europa estão os melhores jogadores, técnicos e ligas. Na minha visão, estão um patamar acima da América do Sul. Posto isso, não quer dizer que nós, Flamengo, não vamos encarar todos jogos para ganhar. Estamos cientes das dificuldades que será enfrentar os times europeus. O fato de estarem em final de temporada na Europa pode trazer algum tipo de vantagem para os sul-americanos. Não tenham dúvidas que o melhor futebol está na Europa”, respondeu José Boto, antes de voltar ao tema.

"É difícil fazer essa comparação (nível do Flamengo em relação aos europeus). Muitas vezes não é a qualidade do elenco, mas as competições em que estão inseridos, que são menos ou mais exigentes. O elenco do Flamengo, competindo em uma Premier League, lutava pelos primeiros lugares. Mas tinha que estar habituada a jogar naquele ritmo, o que não está. Assim como Palmeiras, Botafogo e Fluminense. Portanto, é difícil colocar, em termos de ranking, onde está o elenco do Flamengo. Em termos de qualidades, está na primeira prateleira. Com certeza. Em termos de habituação a ritmo de jogo muito alto, não está, concluiu”.

Gerson na chegada do Flamengo aos Estados Unidos

‘Gerson é jogador do Flamengo’

Antes de abrir a coletiva para perguntas, José Boto posicionou-se a respeito da situação de Gerson, que é alvo do Zenit, da Rússia, para a próxima temporada.

O diretor reforçou que o clube não está disposto a negociar nenhum atleta, e que o camisa 8 segue à disposição de Filipe Luís e motivado para o Mundial de Clubes.

“O Gerson é um jogador do Flamengo, é um profissional do Flamengo com todos os direitos e deveres que os profissionais do Flamengo têm. Não existe qualquer tipo de negociação do Gerson, nossa com outro clube. Qualquer negociação é rejeitada. Qualquer clube que queira o Gerson sabe o que tem que fazer, e até o momento não fez”, respondeu José Boto - veja na íntegra aqui.

Confira, abaixo, mais respostas de José Boto, diretor do Flamengo, nesta quinta (12):

Razão da diferença entre sul-americanos e europeus
“Não é só uma impressão minha. 90% das pessoas envolvidas no futebol terão a mesma opinião. É óbvio que têm condições financeiras muito superiores aos outros clubes. O Benfica, que pode ser nosso adversário e é de uma liga periférica na Europa, tem três atacantes e cada um custou mais de 20 milhões de euros. Em uma liga periférica. Nisso você vê o poder econômico dos europeus. Têm os melhores jogadores, os melhores treinadores e as melhores práticas neste momento. Por isso, tem as ligas mais competitivas, com jogadores muito bons e novos. Tudo isso faz com que os times europeus que estão aqui tenham um ritmo de jogo superior aos sul-americanos. Melhores jogadores, melhores treinadores, melhores orçamentos, melhores práticas, melhores estruturas, melhores ligas. Essas são as razões.”

Objetivo do Flamengo no Mundial
"É óbvio que, olhando para o grupo, na primeira fase de planejamento, é avançar da fase de grupos. A partir daí, é jogo a jogo. Não podemos fazer um planejamento em uma competição dessa, como na Libertadores e Champions League. Em um jogo só, as coisas ficam mais equilibradas. Olhando para o grupo, sem menosprezar os outros adversários, o Espérance é uma equipe com um futebol difícil, o futebol da África é muito técnico e rápido, nós projetamos passar a fase de grupos e ver o que acontecerá. Temos que ver o que o chaveamento nos dará. Vamos aproveitar e competir todos os jogos. É uma experiência única estar aqui.”

Condições de Plata e De La Cruz
"É importante. Neste momento, a expectativa é que tenhamos 99% do elenco à disposição. São mais “dores de cabeça” para o Filipe Luís, mas com certeza ele quer ter isso.”

Foco do Flamengo em meio às notícias sobre Bruno Henrique e Gerson
“Quando há uma decisão grande para o Flamengo, há sempre notícias sobre Bruno Henrique indiciado, condenado. Para mim, de fora, parece estranho esse timing. Garanto a todos que todos os profissionais estão focados e motivados. Essa competição não precisa de nada. Quem está no futebol, gosta desse palco.”

Leia também

O Flamengo segue baseado em Atlantic City, em Nova Jersey, e realiza uma sessão de treinos na cidade até domingo (15), quando viajará para a Filadélfia, onde enfrentará o Espérance na primeira rodada do Grupo D. Confira a programação completa do Rubro-Negro.

O Flamengo no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes será nos Estados Unidos e terá início no dia 14 de junho, com final marcada para dia 13 de julho. A fase de grupo durará 14 dias. Depois, as oitavas-de-final serão entre os dias 28 de junho e 1º de julho. As quartas serão disputadas nos dias 4 e 5 de julho. As semifinais, nos dias 8 e 9 de julho.

O Rubro-Negro está no Grupo D do Mundial de Clubes, ao lado de , Espérance, do Marrocos, e Chelsea, da Inglaterra, LAFC, dos Estados Unidos.

Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo é um dos quatro representantes do Brasil no torneio. Palmeiras, Fluminense e Botafogo também disputarão o Mundial.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.