Em 2 de julho de 2023, Allan era anunciado como reforço do Flamengo, comprado por R$ 48 milhões do Atlético. Um ano se passou e, nesta quarta (3), o volante deve estar entre os titulares de Tite que enfrentarão o Galo, em Belo Horizonte, pelo Brasileirão. O volante segue em busca de sequência na equipe principal. A bola rola às 21h30 (de Brasília) na Arena MRV.
O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.
Dos 36 jogos oficiais do Flamengo em 2024, Allan participou de 23. O volante foi titular em 12 oportunidades, sendo o 14º atleta com mais minutos em campo na temporada: 1425.
No setor do meio de campo, os seguintes “concorrentes” superam Allan em termos de minutagem:
Os problemas físicos e de lesões vividos por Allan neste um ano de Flamengo ajudam a explicar porque o volante não correspondeu às expectativas criadas até o momento.
Por exemplo, em junho, nas ausências de De La Cruz e Erick Pulgar, Tite precisou utilizar o zagueiro Léo Ortiz como volante pois Allan sofreu uma lesão muscular.
Em 2024, o Flamengo justificou a ausência de Allan em três momentos: por trabalho de reequilíbrio muscular e quadro de febre e mialgia, em fevereiro, e, em abril, devido aos traços falcêmicos que o impedem de atuar em alta performance na altitude.
Em 2023, o camisa 21 perdeu boa parte do segundo semestre por conta da ruptura da fascial plantar do pé esquerdo e o procedimento para retirar calcificação óssea do tornozelo direito.