Contratado por R$ 48 milhões em julho de 2023, Allan começa a fazer valer o investimento feito pelo Flamengo. Esta é a avaliação de Tite que, após a vitória sobre o Palestino-CHI, pela Libertadores, revelou que teve uma conversa com o atleta, na qual o mesmo se emocionou. A estratégia para o volante recuperar o “nível do Atlético” também foi citada pelo treinador.
“Departamento físico e a consciência do atleta são determinantes. Chamamos o Allan e mostrei o lance do Atlético-MG e disse: ‘O Allan, hoje, não é o Allan do Atlético-MG. Olha as suas ações’. Ele olhou e disse: ‘Professor, isso foi antes de me machucar e me faz até arrepiar’. E se emocionou. Então, eu disse: ‘Você precisa retomar a sua condição física para que volte ao alto nível”, afirmou.
Ele ficou duas semanas afastado, trabalhando, trabalhando, trabalhando. A consciência do atleta, ele entender e poder reproduzir dá a condição de ele estar ali no estádio. Hoje, é o Allan que estava no Atlético”, completou o treinador, que chegou ao Flamengo em outubro, com Allan já no clube carioca.
A contratação de Allan - que tornou-se uma novela ao longo de 2023 - foi fechada nos últimos dias da janela do meio do ano passado. O atleta, contudo, chegou ao Ninho do Urubu em recuperação de uma cirurgia para corrigir fratura por estresse na coluna lombar.
Os problemas físicos se seguiram, com fascite plantar, cirurgia no tornozelo direito e dengue, em 2024. Agora, Allan está 100% recuperado e começa a ser mais utilizado por Tite. Foi assim nas últimas cinco partidas do Flamengo, nas quais saiu do banco em todas. Antes, só tinha feito três jogos em 2024.
No setor, Allan tem a concorrência de Nicolás De La Cruz, Igor Jesus, Erick Pulgar e Gerson. Ao todo, o camisa 21 soma 22 partidas com a camisa do Flamengo. Seu contrato é válido até 2027.