Titular na partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, Varela passou por exames, nesta quinta-feira (17), que constataram lesão do ligamento colateral medial e cápsula articular do joelho direito. De acordo com o Flamengo, não haverá necessidade de cirurgia, e o lateral-direito já iniciou fisioterapia.
Em casos como este, o prazo de recuperação costuma ser de quatro a cinco semanas. O departamento médico do Flamengo, como de costume, não dá previsão de retorno aos jogos.
A lesão de Varela acontece em partida na qual o uruguaio atuou com o rosto machucado por, na véspera, ter trocado socos com o companheiro Gerson, durante o treino no Ninho do Urubu.
Vale destacar que Varela, convocado pela seleção do Uruguai para a Copa do Mundo de 2022, não vinha tendo oportunidades com Jorge Sampaoli. Desde maio, o lateral-direito atuou em apenas três partidas, somando menos de 100 minutos, até esta quarta (16), quando foi acionado como titular.
Wesley, que assumiu a titularidade, estava suspenso contra o Grêmio. Matheuzinho, que sofreu uma fratura no início da temporada, só voltou a ser relacionado neste mês de agosto e foi quem substituiu Varela aos 35 minutos. O Flamengo venceu o jogo e se classificou para a decisão da Copa do Brasil.