Ouvindo...

Uzbequistão segura empate fora de casa e garante vaga inédita na Copa do Mundo

Resultado em confronto direto com os Emirados Árabes garantiu a primeira participação do país em uma edição de Mundial

Eldor Shomurodov, capitão do Uzbequistão

O Uzbequistão está na Copa do Mundo de 2026. A equipe empatou em 0 a 0 com os Emirados Árabes nesta quinta-feira (5), em partida válida pela 9ª rodada das Eliminatórias Asiáticas, e garantiu a vaga histórica do país na competição que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Esta será a primeira participação da Seleção Uzbeque em um Mundial.

Com o resultado no Estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, o Uzbequistão chegou aos 18 pontos no Grupo A e não pode mais ser ultrapassado pelos Emirados Árabes, que estacionaram nos 13 pontos e precisavam, pelo menos, de um empate para seguir sonhando com a vaga direta para a Copa do Mundo.

Os donos da casa pressionaram os visitantes até os instantes finais dos oito minutos de acréscimos dados no segundo tempo. Contudo, pararam em boa atuação defensiva do Uzbequistão, principalmente do goleiro Yusupov.

Dentre os destaques da equipe nacional, estão os integrantes da dupla de zaga titular. O capitão Eldor Shomurodov, da Roma, e Abdukodir Khusanov, do Manchester City, formam a defesa uzbeque e são os principais nomes do país no cenário internacional.

Cenário das Eliminatórias Asiáticas

Líder do grupo, também com 20 pontos, o Irã já estava classificado. Ainda nesta quinta-feira (5), a Austrália venceu o Japão — também já classificado — por 1 a 0 e encaminhou sua vaga no Mundial.

Ainda nas Eliminatórias Asiáticas, Coreia do Sul e Jordânia podem garantir suas vagas na Copa do Mundo de 2026 nesta quinta. Para os sul-coreanos, basta um empate contra o Iraque; para a Jordânia, que venceu Omã por 3 a 0, com direito a hat-trick de Ali Olwan, é necessária uma derrota do Iraque para cravar a classificação inédita do país para o Mundial.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports