A Bolívia encerrou um jejum de 31 anos na noite desta terça-feira (10). A Seleção Boliviana venceu o Chile por 2 a 1, no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Algarañaz e Miguelito marcaram para a Bolívia, e Eduardo Vargas fez o gol do Chile.
A Seleção Boliviana não vencia um jogo fora de casa desde o dia 17 de julho de 1993, quando bateu a Venezuela por 7 a 1. A vitória diante do Chile foi apenas a quarta vez que a Bolívia conseguiu somar três pontos fora do seus domínios em 81 oportunidades.
Agora, com nove pontos, a Bolívia assumiu a sétima posição da tabela das Eliminatórias Sul-Americanas. Contudo, em caso de vitória do Paraguai contra o Brasil, os bolivianos perdem a colocação que permite vaga na repescagem para a Copa do Mundo de 2026.
O Chile, por sua vez, está há quatro jogos sem saber o que é vencer e caiu para o nono lugar, com apenas cinco. A seleção soma uma vitória e dois empates em oito rodadas.
A Bolívia volta aos gramados no dia 10 de outubro (quinta-feira), pela nona rodada rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, para encarar a Colômbia, às 17h (de Brasília), na Bolívia. Já o Chile recebe a Seleção Brasileira, às 21h, também do dia 10 de outubro.
Os gols
A Bolívia inaugurou o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque rápido, Roberto Fernández recebeu pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Algarañaz completar, livre de marcação, para o fundo das redes.
Aos 38 minutos, o Chile deixou tudo igual. Em saída de bola errada, Lampe, goleiro boliviano, sentiu e
A Bolívia retomou a liderança aos 45 minutos, ainda na etapa inicial. Em uma jogada também de contra-ataque, Roberto Fernández cruzou rasteiro e, desta vez, Miguelito, atacante santista, finalizou para anotar o segundo gol boliviano.