Com apenas 16 anos, o lateral-esquerdo Kauã Prates ganhou a oportunidade que muitos garotos sonham: a de jogar no time principal de um grande clube de futebol. No Cruzeiro, o garoto, ainda com idade sub-17, mostra grande potencial. Ele tem sido utilizado por Leonardo Jardim em partidas da Copa Sul-Americana.
Até aqui, Kauã Prates fez dois jogos pelo time principal do Cruzeiro. Nessa quarta-feira (14), o lateral foi titular na vitória por 2 a 1 em cima do Palestino, na quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Anteriormente, havia começado também contra o Mushuc Runa-EQU, partida que terminou empatada em 1 a 1, na cidade de Riobamba, no Equador.
“Eu trato bem essa oportunidade. Estou treinando bem, os jogadores me passam muita confiança. Queria parabenizar o (Kaique) Kenji e o Murilo (Rhikman), que fizeram uma excelente partida também. Seguir trabalhando para quando a oportunidade aparecer, eu possa aproveitar bem”, disse, citando outros jogadores da base que ganharam chances com Jardim.
Kauã Prates teve boa atuação contra o Palestino. O jogador revelou que recebeu bastante apoio dos atletas mais experientes, após a falha na partida contra o Mushuc Runa. Na ocasião, o lateral falhou no lance que originou o gol do adversário.
Aos oito minutos de jogo, Prates dominou mal a bola, que sobrou para Orejuela marcar.
“Em questão da falha, os jogadores me apoiaram muito, me falaram para seguir em frente, seguir trabalhando. Busquei trabalhar muito, minimizar os erros. Me apoiaram muito”, revelou.
Estatísticas positivas contra o Palestino
Contra o Palestino, Kauã Prates teve boa atuação, tanto na defesa quanto no ataque. Defensivamente, fez cinco cortes, uma interceptação e um desarme. De cinco duelos em que travou com o adversário, ganhou um pelo chão e um aéreo, acertando ainda 83% dos passes.
Nas estatísticas ofensivas, finalizou quatro vezes, uma no gol, três para fora e uma interceptada.
Sonhos com a camisa do Cruzeiro
Natural de Montanha, no Espírito Santo, Kauã Prates tem o apoio da sua família em Belo Horizonte. O jogador está em Belo Horizonte desde 2019, quando chegou para o time sub-11.
Por ter os pais por perto o apoiando, o jogador não esconde o desejo de homenageá-los. Prates também tem sonhos importantes com a camisa estrelada.
“Espero ganhar muitos títulos (com a camisa do Cruzeiro). Minha família está muito feliz, eles estavam aqui hoje (nessa quarta, no jogo Cruzeiro x Palestino). Eu queria fazer um gol para homenagea-los, mas não deu. É seguir trabalhando, focar nos jogos que estão vindo ai”, disse.
“Eu estou (sonhando com o gol), mas é isso aí. Vamos trabalhar”, completou.
Timidez
Tímido e ainda se adaptando às entrevistas, Kauã Prates disse que é mais fácil jogar futebol do que conversar com os jornalistas.
“Mais fácil jogar do que falar aqui. Minha primeira vez, estou um pouco nervoso. É isso”, finalizou.